A Casa de formação São João Diego, em Guarapuava (PR), acolheu nos dias 8 e 9 de fevereiro o 5º Encontro dos Vocacionados à Missão São Paulo VI. Esse encontro é promovido, anualmente, pelo Conselho Missionário Regional (COMIRE), com o objetivo de oferecer uma formação missionária e ajudar no discernimento daqueles que desejam ser missionários na Guiné-Bissau.   Este ano participaram 12 pessoas, vindas de 8 dioceses do Paraná. Todos com experiência em alguma das áreas de atuação da Missão São Paulo VI: evangelização, saúde ou educação.

Durante os dois dias, foram abordados temas voltados à missão na Bíblia e nos documentos da Igreja e a espiritualidade missionária. O secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, Pe. Valdecir Badzinski, esteve presente na manhã de domingo para falar, especificamente, da Missão São Paulo VI, sobre o país, o povo e a rotina de trabalhos na missão.

Desde o ano de 2014, o Regional Sul 2 da CNBB mantém a Missão São Paulo VI, na cidade de Quebo, na Guiné-Bissau, África. Nesses cinco anos, já foram enviados vários missionários, na maioria leigos, para viver entre o povo, testemunhar a alegria de seguir Jesus e colaborar também nas áreas da saúde e da educação.

Atualmente, a Missão conta com sete missionários: o casal Pércio e Marcia Vitória, da Arquidiocese de Curitiba, Maria Seli da Cruz Santos, da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, Danúbia Santos, da Diocese de Umuarama, Moacir, Gilsemira e Márcio Esser, da Diocese de Toledo.

Nesta semana, retorna para o Brasil as missionárias Amanda Doenea, da Diocese de Umuarama, e Mariana Baião, da Diocese de Jacarezinho. A Igreja do Paraná as acolhe, com gratidão, por todo bem realizado no tempo em que doaram à Missão.  

(Por Karina de Carvalho – Assessora de comunicação | Fotos: Daniela de Sousa – Diocese de Guarapuava-PR)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts