Coordenadores

COORDENAÇÃO

Bispo referencial
Dom Antônio Wagner da Silva
Bispo emérito de Guarapuava

Coordenadora Regional
Cristina S. de Oliveira
(41) 9 8806-3510
[email protected]

 

Introdução/Contextualização:

A pastoral afro brasileira surgiu depois de um longo processo de conscientização e atuação de gerações de negros e negras que assumem viver a sua fé na igreja, mas levando em conta a sua realidade de afrodescendentes. Os novos tempos, vividos pela igreja depois do concilio Vaticano II (1962-1965) possibilitaram o surgimento da pastoral afro brasileira e a participação de novos agentes de pastoral.  A Missão da Pastoral Afro é a responsabilidade, profética, nos colocarmos a serviço da justiça e das lutas dos povos negros, testemunhando nossa identidade, assim com o também, animar a todos e todas para o exercício da plena cidadania, viver sua identidade, cultura e história e o mais importante o direto a vida.

 

Objetivo Geral:

Buscar animar as comunidades negras, proporcionando vivencias eclesiais nos quais acolhe o povo negro com suas tradições, valores culturais e religiosos.

 

Objetivos Específicos da Pastoral:

  •  Ser presença nos espaços de articulação e diálogo do povo negro.
  • Organizar e encontrar caminhos para fortalecimento das ações da Pastoral Afro Brasileira.
  • Realizar (atividades) e participar das manifestações (artística, culturais, políticas e religiosas) concretas que tragam visibilidade a cultura de justiça e paz, entre todos os povos.
  • Refletir a caminhada pastoral e evangelizadora dentro e fora da igreja.

 

Proposta de trabalhos da Pastoral para 2024

As ações, iniciativas, encontros e reuniões da comunidade afro brasileira, garantem engajamento e maior participação junto a igreja através da PAB, que apresenta seu rosto negro missionário, misericordioso e militante. Estes encontros que possibilitarão ser referência ao povo negro, sofrido, na maioria das vezes marginalizados. A pastoral afro brasileira buscará com sua presença ser parte da acolhida da igreja, afim de convidar a todos para participação nos trabalhos realizados, de forma que sigamos os passos do mestre Jesus.

Destaca-se o Grupo de trabalho da Pastoral Afro Brasileira que se encontra para estudar o DOC. 85 e refletir sobre a caminhada pastoral.

Encontros de formação trimestrais conforme o planejamento, evangelização e organização para elaboração de proposta e ações em conjunto, com agentes de pastorais negros e outros ligados a mobilização da cultura Afro brasileira e religiosidade negra do Regional Sul 2.

 

Referências:

Evangelho Gaudiem e o

Documento de Aparecida,

Os subsídios da PAB elaborado pela CNBB.

O atual estudo do DOC. 85

Laudato Si

A cartilha pedagógica produzida pelo OLMA- O evangelho e o povo negro.

Notícias da Pastoral

LITURGIA DIÁRIA