Coordenadores

COORDENAÇÃO

Bispo referencial
Dom Reginei José Modolo
Bispo auxiliar de Curitiba

Assessor Regional
Pe. Marcos Roberto Almeida dos Santos

Coordenadora Regional
Gabriela Cristina Gandolfo da Silva
(43) 9 9952-7774
[email protected]

 

Introdução/Contextualização:  

A Pastoral da Juventude é a ação evangelizadora da Igreja entre as jovens e os jovens, onde os próprios jovens e as próprias jovens são protagonistas de sua evangelização, assumindo-se evangelizadores e evangelizadoras de outros e outras jovens, atuando na comunidade e na sociedade.

No Regional Sul 2, a PJ se organiza a partir da opção político-pedagógica pelos grupos de adolescentes e jovens, que se articulam a nas instâncias de comunidades eclesiais de base, paróquias, decanatos (setores, áreas pastorais), (Arqui)Dioceses, províncias eclesiásticas, Regional e Nacional.

Nossa missão é ajudar as jovens e os jovens a transformar-se em mulheres e homens novos por meio de uma autêntica vivência do evangelho, impulsionando jovens a evangelizar  outros e outras jovens e transformarem sua realidade de acordo com os valores cristãos, testemunhando o amor, o perdão, a alegria, a partilha, o respeito à diversidade e à toda a criação.

O atual contexto econômico, político e social do Brasil, que ainda traz profundas marcas deixadas pela pandemia do coronavírus e as crises aprofundadas por ela, principalmente nas periferias – que é lugar de gente pobre, excluída, humilde e desamparada dos direitos fundamentais, necessita que naquela realidade haja a presença de uma pastoral disposta a ser sinal de uma Igreja em saída, capaz de ouvir e ser convertida pelos sinais dos tempos em meio a essas juventudes.

Entendemos que a vocação da PJ no Regional Sul 2 é ser presença nos espaços onde a vida é mais ameaçada, sofrida e ceifada. O Reino de Deus é uma missão que se inicia aqui e agora.

Reconhecemos a importância das diversas experiências de evangelização da juventude no Regional, e sabemos o quanto é desafiante evangelizar em tempos onde uma espiritualidade encarnada é tão relativizada. Enquanto PJ, nos desafiamos sempre a um discipulado libertador, na defesa da vida dos/das adolescentes e jovens que são duramente atingidos, em forma de morte, por esse sistema perverso. E é nesse emaranhado de realidades, desafiantes, doloridas e profundamente proféticas e férteis, que a PJ acontece, no campo e na cidade. São nessas periferias que a PJ quer estar sempre, oferecendo flores, construindo espaços de vida, e celebrando as esperanças junto às juventudes empobrecidas.

 

Objetivo Geral:

Despertar os/as jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo e desenvolver com eles e elas um processo global de formação, capacitando-os/as para atuarem na comunidade e na própria Pastoral da Juventude, em outros ministérios da Igreja e em seu meio específico, comprometidos e comprometidas com a libertação integral da pessoa e da sociedade, levando-os/as a uma vida em comunhão e participação, de modo que contribuam concretamente com a construção da Civilização do Amor.

 

Objetivos Específicos da Pastoral:

  • Formar jovens líderes de maneira progressiva, integral e libertadora a partir da experiência do Grupo de Base, sendo ela a proposta pedagógica da PJ;
  • Fortalecer espaços de comunhão e participação, revitalizando o modelo de Igreja Sinodal proposto pelo Concílio Vaticano II e resgatado pelo Papa Francisco;
  • Evangelizar e deixar-se evangelizar pelas distintas realidades e culturas juvenis, privilegiando a juventude empobrecida;
  • Cultivar uma espiritualidade Cristocêntrica, Mariana, comunitária, celebrativa, libertadora, encarnada e inculturada nas diversas realidades juvenis da América Latina e Caribe;
  • Resgatar e construir cidadania como meio de superação da opressão e da exclusão;
  • Ajudar a concretizar a proposta de Jesus Cristo na realidade em que vivemos;
  • Aprofundar uma espiritualidade ecumênica e aberta ao diálogo inter-religioso, considerando que os valores da paz, da justiça, do amor, da vida e do bem-viver são universais.

 

Proposta de trabalhos da Pastoral para 2024

No ano de 2023 a Pastoral da Juventude vivenciou (em janeiro) sua Ampliada Nacional, espaço deliberativo onde construímos quatorze diretrizes que guiarão nossa missão pastoral durante seis anos (2023 – 2029).

 

Referências:

SOMOS IGREJA JOVEM. Pastoral da Juventude: um jeito de ser e fazer. Org: Joaquim Alberto Andrade Silva, Luis Duarte Vieira, Roberta Agustinho da Silva. Brasília, DF: PJ, 2012.

Notícias da Pastoral

LITURGIA DIÁRIA