Coordenadores

COORDENAÇÃO

Bispo referencial
Dom Edmar Peron
Bispo diocesano de Paranaguá

Assessor Regional
Pe. Sérgio Augusto Rodrigues
(45) 99948-3760
[email protected]

 

Introdução/Contextualização

– A Liturgia, como ação de Cristo e da Igreja, é o exercício do sacerdócio de Jesus Cristo (SC 269), é o ápice e a fonte da vida eclesial (SC 279). É um encontro de Deus com o seu povo, reunido em Assembleia.

– A liturgia é também força em nosso peregrinar, para que se leve a bom termo mediante o compromisso transformador da vida, a realização plena do Reino, segundo o Plano de Deus (Puebla, 918).

– Celebrar é parte integrante da vida humana que é tecida de trabalhos e de festa. (Doc. 43 da CNBB, n° 37).

– O projeto de comunhão de “Deus conosco” que chamamos obra da salvação, foi prenunciado pelo próprio Deus no Antigo Testamento e realizado em Cristo. Hoje a Liturgia celebra, isto é, o rememora e o torna presente na Igreja (Doc. 44 da CNBB).

 

Objetivo Geral

  • Aprofundar no Regional Sul 2 a consciência comunitária da Liturgia, valorizando as expressões culturais, símbolos e expressão corporal.
  • Animar e manter a equipe Regional formada pelo Bispo (representante episcopal), pelo assessor(a) e pelo coordenador(a) da Pastoral Litúrgica de cada Província Eclesiástica.
  • Promover encontros de formação.
  • Educar para se chegar a um entrosamento mais harmonioso (simbiose) entre a relativa rigidez da liturgia hierárquico-sacerdotal e a participação mais maleável e criativa da comunidade participante.

 

Objetivos Específicos 

  • Dar à Liturgia sua verdadeira dimensão de ponto culminante e manancial da atividade da Igreja (SC 10).
  • Recuperar na Liturgia a sua dimensão orante, de “festa” e de alegria.
  • Estar atento às manifestações e apelos que a realidade nos apresenta, para poder expressá-la nas celebrações.
  • Promover a formação dos agentes que corresponda aos anseios do povo que celebra.

 

Proposta de trabalhos para 2024

Está programado um encontro em nível Regional por ocasião da publicação da nova edição do Missal Romano e da Carta Apostólica Desiderio Desideravi do Papa Francisco sobre a formação litúrgica do Povo de Deus.

Este encontro acontece tendo como referência a publicação da nova edição do Missal Romano como fonte de nossa vida espiritual e da Carta Apostólica Desiderio Desideravi do Papa Francisco sobre a formação litúrgica do Povo de Deus. Alguns pontos a serem abordados: a recepção do Missal Romano como livro de oração da Igreja; a espiritualidade que brota da ação litúrgica: a mente em harmonia com a voz (São Bento); uma liturgia que não se confunda com sentimentalismo, com a execução mecânica dos ritos sem entrar na mistagogia dos gestos e palavras; a formação que se dá pela liturgia como prescreve a Desiderio Desideravi.

 

Referências

As atividades da Pastoral Litúrgica do Regional estão sob a responsabilidade da equipe de coordenação, formada pelo Bispo referencial, coordenador e membros das equipes das Arqui/dioceses do nosso Regional. Contamos ainda com assessores(as) formados na área da Liturgia com atuação em nível nacional.

 

Notícias da Pastoral

LITURGIA DIÁRIA