25 mil Bíblias para África

Ação Missionária Missão Palavra e Pão: 25 mil Bíblias para a África A Igreja do Paraná possui uma missão ad gentes no país da Guiné-Bissau, na África, desde 2014. Ao longo desse período, a “Missão São Paulo VI” produziu muitos frutos e tornou a pessoa de Jesus conhecida, amada e presente na vida do povo guineense.

Em novembro de 2022, em nome dos bispos do Paraná, o arcebispo de Londrina (PR) e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, realizou uma visita pastoral missionária ao país da Guiné-Bissau e foi interpelado por uma necessidade daquela Igreja irmã.

As 25 mil Bíblias, que foram enviadas pela Igreja do Paraná em 2017, estão acabando. Ao mesmo tempo, o número de cristãos católicos tem aumentado significativamente e há necessidade de mais Bíblias, a fim de que a evangelização continue dando passos.

Ao retornar para o Brasil, dom Geremias apresentou aos bispos do Paraná essa necessidade e eles, como já fizeram anteriormente, decidiram ajudar. Sendo assim, aprovaram uma nova ação missionária, com o mesmo nome da anterior: “Missão Palavra e Pão”, mas com uma característica diferente. Em 2017, os catequistas e catequizandos foram os encarregados de serem os protagonistas da ação missionária. Dessa vez, os bispos pedem o protagonismo dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística.

Vídeos Missionários

Play Video
Play Video

Entenda melhor

Aqui estão alguma dúvidas e respostas que você pode acompanhar.

A proposta é que cada Ministro(a) consiga o valor de, ao menos, uma Bíblia (R$36,90), mas que, preferencialmente, não tire do próprio bolso. Cada um receberá um folder, com o qual será motivado a convidar 10 pessoas para o ajudar a adquirir uma Bíblia.

Nesse folder, há um QR Code que o leva ao site, onde ele pode assistir vídeos sobre a Missão, apaixonar-se por ela e falar dela às pessoas. Por isso, não se trata de uma tarefa de pedir dinheiro, mas sim de uma ação evangelizadora missionária. O Ministro(a) vai anotar o nome da pessoa que ajudou e com qual valor. Depois, vai somar os valores, e anotar o seu nome e a arqui/diocese a qual pertence no verso do folder.

A cada pessoa que ajudou, como gratidão, o Ministro(a) oferecerá um marcador de páginas para ser usado, preferencialmente, na Bíblia. É uma recordação de que ajudou uma pessoa ou família na Guiné-Bissau a ter acesse à Palavra de Deus.

Importante: É pedido o valor de, ao menos, uma Bíblia, mas não é estipulado um valor máximo para doação. É importante dizer às pessoas que todos que ajudam a missão são missionários, assim como os que estão lá na África.

De 15 de maio a 24 de setembro de 2023.

Os bispos delegaram o protagonismo dessa Ação Missionária aos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, porque eles estão presentes em todas as paróquias e comunidades do Paraná. Em um levantamento realizado em abril de 2023, constatou-se que são quase 50 mil Ministros(as). Os bispos percebem que eles estão entre os colaboradores de confiança dos padres, são pessoas que amam a Igreja, a Eucaristia e a Palavra de Deus. Portanto, são sensíveis às necessidades da Igreja e estarão abertos para abraçar, com alegria, essa causa missionária.

Alguns podem se perguntar: mas eu não sou Ministro(a), poderei participar? Sim! O protagonismo e a animação ficarão sob a responsabilidade dos Ministros(as), mas todos são convidados a participar e colaborar.

A principal forma é procurar um Ministro(a) em sua comunidade e dizer que deseja ajudar a enviar uma Bíblia para a África. Ele terá o folder para anotar seu nome e o valor que deseja doar.

Outra forma possível, é realizar uma doação espontânea, via PIX, para o Regional Sul 2 da CNBB, responsável pela Missão são Paulo VI, na Guiné-Bissau, África. Confira na imagem abaixo, os dados do PIX e as orientações para o recibo.

A fim de favorecer o processo de evangelização na Guiné-Bissau, serão enviadas Bíblias novas, da Edições CNBB, com uma capa personalizada e um encarte com uma mensagem de motivação dos bispos. É por esse motivo que não será feita uma coleta de Bíblias novas e usadas.

Após o encerramento da ação missionária, em 24 de setembro, o Regional Sul 2 da CNBB dará início ao processo de envio. Será produzida uma capa personalizada, um encarte e feita a encomenda na editora Edições CNBB.

A previsão é de que, até janeiro de 2024 as Bíblias estejam prontas para serem despachadas via container e, até a Páscoa (31 de março), esteja nas mãos do povo guineense.

Ao final da ação missionária será realizada uma prestação de contas, que ficará pública no site, com o total arrecadado, os gastos de produção e logística e o saldo que, eventualmente, sobre para a manutenção da Missão.

Todo o processo de produção e envio das Bíblias será documentado e divulgado no site e nas redes sociais.

Como ajudar?

Quem colabora com a Missão, recebe recompensa de missionário!

Escaneie o QR Code ao lado para fazer uma doação via PIX.

Cresol
Favorecido: Conferência Nacional dos Bispos do brasil – Regional Sul 2
CNPJ: 33.685.686/0001-75

Após realizar a doação, envie o comprovante pelo WhatsApp:
(41) 99955-9980