A Guiné-Bissau fica no Continente Africano. É um dos países mais pobres e frágeis do mundo. É pequeno: possui 36.125 Km² com cerca de 1,6 milhão de habitantes. Territorialmente cabe mais de cinco vezes no estado do Paraná.
A língua oficial é o português, no entanto, a maioria fala o crioulo. São mais de 30 as etnias no país. Quanto à religião, cerca de 15% são cristãos, 45% muçulmanos e 40% da religião tradicional.
A Igreja da Guiné-Bissau tem duas dioceses: Bissau (27 paróquias e Missões) e Bafatá (14 paróquias e missões), três bispos, 59 sacerdotes guineenses e 58 consagradas. Desde 2004, a Igreja do Brasil tem enviado professores para dar aulas no seminário Maior Interdiocesano de Bissau que, nesse período, formou 23 novos padres.
A Pastoral da Criança, iniciada oficialmente em 2007 com a presença da Dra. Zilda Arns, é outra realidade muito importante na Guiné-Bissau.
Conhecemos a Guiné-Bissau por meio de DOM PEDRO CARLOS ZILLI, brasileiro, paranaense de adoção, Bispo da Diocese de Bafatá. Ao visitar o Paraná ele trazia o seu povo no coração. Falava-nos com entusiasmo e alegria; contava-nos da pobreza, anseios e necessidades do seu povo. Assim, a Igreja do Paraná foi se encantando pela missão!