Na noite desta segunda-feira, 19 de julho, os coordenadores paroquiais da catequese no Paraná foram convocados para uma live catequética missionária. O objetivo da live foi retomar a “Ação Missionária: Escola para a Missão São Paulo VI”, que foi lançada em setembro de 2019, com o intuito de fortalecer a consciência missionária entre os catequizandos e conseguir recursos para a continuidade da construção de uma escola na Guiné-Bissau, África.  

A live foi conduzida pelo secretário executivo da CNBB Sul 2, Padre Valdecir Badzinski, com a participação do arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Geremias Steinmetz, do arcebispo de Curitiba e vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB, Dom José Antonio Peruzzo, do coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE), Diácono Pedro Lang e da coordenadora regional da catequese no Paraná, Débora Pupo.  

No início da live, Dom Geremias fez memória do quanto a Igreja do Paraná é missionária, primeiramente, por que recebeu muito de missionários que aqui deram a vida e agora assume uma missão ad gentes, como forma de gratidão. Em seguida, Dom Peruzzo tomou um texto de Atos dos Apóstolos (11, 27-30), como ponto de partida para falar da importância da solidariedade e da caridade. “Uma igreja que não é missionária, que não tem sensibilidade para o mandamento do Senhor da caridade, não se pode considerar fiel ao seu Senhor”, afirmou Dom Peruzzo, completando que a Missão na Guiné-Bissau, África, só existe por causa de Jesus Cristo. 

Na sequência, Débora falou sobre a questão da missão na catequese, a partir do que diz no Diretório para a Catequese (Documento da CNBB – nº. 61). Em sua fala, destacou que aquilo que o Diretório traz sobre a dimensão missionária da catequese se torna concreto na Igreja do Paraná, a partir do protagonismo e do compromisso com a Missão na África. “São duas motivações: uma na linha da conscientização dos catequistas de que a sua ação na catequese é uma contribuição para a grande missão evangelizadora da Igreja e outra, mais específica e concreta, que é assumir, com entusiasmo, essa ação missionária em prol da Missão na África”, falou Débora.  

Padre Valdecir e Diácono Pedro Lang

Após essa fundamentação missionária, padre Valdecir e o Diácono Pedro recordaram a “Ação Missionária Escola para a Missão São Paulo VI”. Uma ação que foi lançada no dia 21 de setembro de 2019, durante a 40ª Assembleia do Povo de Deus, realizada em Curitiba (PR). Essa ação foi assumida pelos bispos e por todos os líderes regionais do Paraná, para ser realizada ao longo do ano de 2020, a fim de arrecadar recursos para a construção de uma escola no terreno da Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África. No entanto, devido a pandemia, a maioria das dioceses não conseguiu realizá-la.  A live está publicada no canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB, conforme link abaixo:


Ação Missionária: Escola para a Missão São Paulo VI 

Para a Ação Missionária, foi produzida e enviada a todas as dioceses do Paraná uma cartilha que contém: um encontro de animação missionária; atividades pedagógicas; um imã de geladeira, com o QR Code que direciona ao site da Missão, onde é possível acompanhar o andamento da construção da escola; um envelope, com o qual as crianças e jovens vão realizar o gesto concreto em prol da Missão, conseguindo recursos para a construção da escola. 

Além do objetivo de conseguir os recursos para a construção da escola, a ação missionária também visa despertar e fortalecer a consciência missionária entre os catequizandos, grupos de Infância e Adolescência Missionária, de Coroinhas, de Jovens e outros grupos de expressões juvenis. 

Confira no vídeo o lançamento da Ação Missionária:   

Dom Peruzzo

Ao final da live, Dom Peruzzo motivou os catequistas a manifestarem o seu afeto por Deus, de forma concreta, ajudando as crianças da África a terem uma escola. “Não existe conversão sem pôr a mão no bolso. Não existe conversão sem compaixão. Não estamos aqui a oferecer ‘cifrões’. Esses recursos financeiros são a forma materializada de um afeto interiormente nutrido pela fé no Senhor. Tenho convicção profunda que os nossos catequizandos compreenderão melhor o amor de Jesus Cristo, na medida em que eles experimentarem a gratuidade da doação”, disse Dom Peruzzo.  

Com essa live, o Regional Sul 2 da CNBB e a Pastoral Catequética no Paraná, retomaram essa Ação Missionária em prol da construção e da manutenção da escola na Missão São Paulo VI. Foi orientado que, conforme os encontros presenciais de catequese e outros grupos juvenis forem sendo retomados, a Ação deve ser realizada com as crianças e jovens.  

Em 2020, mesmo sem a concretização da Ação Missionária, o primeiro bloco da escola começou a ser construído no terreno da Missão e foi possível iniciar o primeiro ano letivo no mês outubro, com três turmas de Jardim de Infância. Clique aqui para conferir a matéria das aulas no Jardim Infantil.  

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts