A Assembleia do Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Regional Sul 2 reuniu cerca de 60 pessoas no Centro de Formação São João Diego, em Guarapuava (PR), nos dias 6 a 8 de setembro. 16 Arqui/Dioceses estavam representadas, com a presença do bispo referencial para a dimensão missionária, Dom Sérgio Arthur Braschi, padres, religiosas, leigos (as), dentre eles vocacionados para a Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África.

Os participantes estudaram o tema do Mês Extraordinário Missionário: “Batizados e enviados”. Na manhã do sábado, 07, o secretário executivo da CNBB Sul 2, Pe. Valdecir Badzinski, os ajudou a fazer um aprofundamento das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. No período da tarde, Dom Sergio Arthur Braschi apresentou o Programa Missionário Nacional, elaborado pela equipe do Conselho Missionário Nacional (COMINA) e aprovado pelo Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da CNBB.

Padre Valdecir Badzinski

Após a parte formativa, foram apresentadas uma síntese dos trabalhos realizados nas Arqui/Dioceses nos anos de 2017 e 2018 e o que vem sendo realizado em preparação ao “Mês Missionário Extraordinário”, em outubro próximo.

“A nossa vida cristã tem por DNA a natureza missionária”, destacou dom Sergio. Iluminados por essas palavras, os participantes deram continuidade aos trabalhos, certos de que estão apenas começando. Logo após os momentos de formação, o grupo se reuniu para pensar na ação missionária do Regional Sul 2, traçando o calendário para o próximo ano e apresentando as movimentações já existentes para os projetos missionários em andamento.

Houve ainda a indicação da missionária Marisete Rogowski, da Arquidiocese de Cascavel, para a coordenação do COMIRE no próximo quadriênio. Seu nome será levado aos bispos, que se reunirão em assembleia ainda este mês setembro, para a aprovação. A assembleia foi encerrada com um envio missionário, presidido por Dom Sergio.

(Odaril José da Rosa – Coordenador do COMIRE)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts