No último domingo, dia 6 de fevereiro, a Paróquia Santo Antônio de Pádua, na cidade de Ibaiti (PR), recebeu a visita pastoral missionária do secretário executivo da CNBB Sul 2, Pe. Valdecir Badzinski, e do coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE), José Donizeti Duarte. O objetivo da visita foi fortalecer a consciência missionária na Paróquia e na Diocese de Jacarezinho (PR), dado uma de suas paroquianas, a Helena Wegrzyn, está em missão na Guiné-Bissau, África, desde setembro. 

Padre Valdecir presidiu a missa das 10 horas, a celebração normal da comunidade, e na homilia falou sobre a Missão São Paulo VI, que a Igreja do Paraná mantém no país da Guiné-Bissau, África. “Após falar sobre o projeto missionário da Igreja do Paraná, eu solicitei à paróquia três atitudes: a primeira de rezar pela Missão e pelos missionários; a segunda de promover a vocação missionária a partir do Batismo, na paróquia, na diocese e, quanto possível, na missão Ad Gentes; a terceira que no período de um ano, eles realizassem alguma ação para arrecadar fundos e ajudar a manter a Missão São Paulo VI”, afirmou Pe. Valdecir.  

Após a missa, aconteceu uma reunião com catequistas e membros do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA), onde foi possível trabalhar de forma mais profunda a questão da missão, tirar dúvidas e expor a necessidade que a Missão tem de oração, recursos humanos e financeiros.  Segundo o pároco, Pe. Padre Valter Roberto Pereira, a visita trouxe ânimo para a dimensão missionária da Paróquia. Sobre ter uma paroquiana em missão, Pe. Valter disse: “Para nós é um orgulho ter uma paroquiana em missão na África. Tanto eu quanto os paroquianos e a família, sentimo-nos honrados e felizes com a presença dela lá”.  

Após a celebração e reunião na Paróquia, Pe. Valdecir e o Donizete visitaram a casa dos pais da missionária Helena, dona Mariquinha e seu Juca. “Foi um momento bonito de partilha sobre as alegrias que a Helena está vivendo na missão e o bem que ela está produzindo para a comunidade de Quebo”, contou Pe. Valdecir. 

Essa é a primeira visita pastoral missionária realizada pelo José Dozinizeti, desde que assumiu a coordenação do COMIRE, em agosto de 2021. “Essa visita foi de suma importância para mim. Foi realmente um presente de Deus conhecer aquela comunidade e vivenciar a vida religiosa e missionária que eles têm. Encontrei ali uma comunidade muito unida e que reza pela missão”, afimou Donizeti.  

Antes de retornarem, Pe. Valdecir e o Donizeti também fizeram uma visita ao espaço do Santuário de Nossa Senhora das Graças e da Medalha Milagrosa, que é promovido pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, na pessoa do padre Valter. Esse tem se tornado um importante espaço de evangelização, espiritualidade e descanso na Diocese de Jacarezinho. “É um lugar, além de tudo, belíssimo e, futuramente, será um alento e um bálsamo na vida de muitos fiéis”, constatou Pe. Valdecir.  

Foto: Pascom Diocese de Jacarezinho (PR)

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts