Bispos do Paraná e Padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora realizam reunião on-line para tratar sobre a 41ª Assembleia do Povo de Deus 

Na manhã desta quarta-feira, 2 de junho, numa reunião on-line extraordinária, os 19 bispos do Paraná e os 20 padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora refletiram sobre a 41ª Assembleia do Povo de Deus, a realizar-se nos dias 24 a 26 de setembro.  

No seu processo de evangelização, a Igreja do Paraná realiza, anualmente, a Assembleia do Povo de Deus, reunindo lideranças de pastorais, movimentos e organismos, juntamente com os bispos, padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora, religiosas, diáconos, para pensar, planejar e direcionar a Ação Evangelizadora na Igreja do Paraná. Nesse tempo de pandemia, tudo se alterou e exigiu renovação e inovação. 

Preocupados com o contexto pandêmico que a Igreja e a sociedade vivem, os bispos e os padres estão focando nas novas formas de evangelização e querem, de uma forma sinodal, ouvir o povo de Deus para dirigir as ações pastorais em todo o estado do Paraná. O secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, Pe. Valdecir Badzinski, que participou da reunião, ponderou “foi um momento de escuta, partilha, direcionamento, avaliação histórica das Assembleias do Povo de Deus, no qual se pôde vislumbrar novos horizontes, novos rumos para que possamos também inovar na forma de evangelizar”. 

Na reunião, os bispos ouviram os padres sobre a sugestão de mudanças quanto ao tema da 41ª Assembleia do Povo de Deus. Por ser uma decisão já tomada pelo episcopado reunido em assembleia, o tema referindo-se à “Família e a Iniciação à Vida Cristã” foi mantido, mas a sugestão dos padres de abordar o Pilar da Palavra será base para a reflexão.  

Segundo o padre Genivaldo Ubinge, da arquidiocese de Maringá (PR), a discussão e escuta dos bispos foi importante para a reflexão da Igreja: “Mesmo entendendo não ser possível a troca de tema, compreendemos que foi aberto um caminho extremamente importante na reflexão a respeito da sinodalidade na Igreja do Paraná e o lugar que a Assembleia do Povo de Deus ocupa nessa sinodalidade. Espero continuarmos nessa reflexão e, quem sabe dentro da própria Assembleia desse ano, a gente partilhar algumas ideias e traçar alguns caminhos”.  

O encontro de todos bispos com os padres coordenadores da Ação Evangelizadora foi um momento inédito, dado que os dois grupos caminham em comunhão, porém realizam suas reuniões separadamente. Em geral, somente os bispos da presidência do Regional acompanham as reuniões dos coordenadores da Ação Evangelizadora. Após a reunião, Pe. Valdecir destacou: “Foi um momento muito importante, pois estavam reunidos 40 líderes que pensam e planejam toda a Ação Evangelizadora da Igreja no Paraná”.  

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação do Regional Sul 2 da CNBB)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts