A Comissão Regional dos Presbíteros (CRP) é um espaço de comunhão dos presbíteros com os bispos e com a Igreja e reúne o padre coordenador da Pastoral Presbiteral em cada diocese

Nos dias 26 a 28 de outubro, aconteceu no Centro de Espiritualidade Paulo VI, em Londrina (PR), a reunião ampliada da Comissão Regional dos Presbíteros do Regional Sul 2. O encontro reuniu 15 padres de diferentes dioceses do Paraná e o bispo referencial, Dom Walter Jorge Pinto, bispo de União da Vitória (PR).

Presbíteros que participaram da reunião com Dom Walter Jorge

Uma missa presidida pelo arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2, Dom Geremias Steinmetz, abriu o encontro. Em sua homilia, Dom Geremias exortou os padres a fortalecer a fraternidade presbiteral e a retomarem suas atividades, observando todos os cuidados sanitários.

Ao longo do encontro, os presbíteros e o bispo refletiram e partilharam sobre vários assuntos referentes a caminhada dos padres do Paraná. Avaliaram a situação dos presbíteros neste tempo de pandemia; refletiram sobre a importância de fortalecer a fraternidade presbiteral, de buscar novas formas de convivência e partilha com os irmãos presbíteros, a fim de que o distanciamento social não os isole uns dos outros. Dom Walter Jorge pediu “que os padres do Paraná voltem ao primeiro amor pelo qual disseram sim à vocação”, ao refletir sobre a importância de cultivar a espiritualidade. Os padres também elencaram sugestões para a ação evangelizadora da Igreja do Paraná neste tempo de pandemia e prepararam o calendário das atividades da Comissão para o ano de 2021.

“Passados seis meses da pandemia, nós, presbíteros do Paraná, retomamos os nossos trabalhos de fraternidade presbiteral, percebendo que, embora tenhamos que tomar os cuidados do distanciamento social, não queremos viver o fechamento, o distanciamento dos corações. Queremos estar próximos uns dos outros pelos meios que nos são possíveis, para permanecermos vivendo o chamado e a fraternidade que Jesus nos pediu”, afirmou o padre Emerson Lipinski, presidente da Comissão Regional dos Presbíteros do Regional Sul 2.

Outro momento importante da reunião foi o levantamento dos casos de Covid-19 entre os presbíteros do Paraná. Ao longo da pandemia, 60 padres foram contaminados e um veio a óbito, o padre Antônio José Beffa, da diocese de Apucarana.

Os padres partilharam também sobre a como cada diocese do Paraná está vivendo o tempo da pandemia, especialmente, como os presbíteros estão vivendo e reinventando a Pastoral Presbiteral. Como gesto concreto, de proximidade e incentivo, a Comissão redigiu uma carta dirigida a todos os padres do Paraná. Clique aqui para baixar a carta.

(Karina de Carvalho – Assessora de comunicação da CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts