Nos dias 13 a 15 de março, o episcopado paranaense esteve reunido em Assembleia na Colônia Marcelino, em São José dos Pinhais (PR). Foi a primeira vez que o encontro foi sediado pela Metropolia Católica Ucraniana São João Batista. O arcebispo Metropolita, Dom Volodemer Koubetch, afirmou ter sido uma honra sediar a Assembleia dos Bispos do Paraná:  

“Mesmo que o contexto da pandemia, da chuvinha e da guerra não favoreceram muito um andamento ainda melhor, a assembleia foi um testemunho de união, convivência e fraternidade. A presença dos Bispos foi uma bênção para a casa. Ficamos agradecidos pela oportunidade de acolher os bispos, dando-lhes ocasião de conhecer um pouco o nosso rito, a cultura e as tradições. Além disso, com esse evento magnífico e único, a Casa de Retiro Nossa Senhora do Amparo se firma em sua nova destinação como local de formação, repouso e oração. E a proximidade e cooperação entre as duas Igrejas ficaram fortalecidas”.  

Dom Volodemer.
Após a missa de encerramento da Assembleia, na Comunidade São Pedro
Jornalistas Paulo e Luciana.

Durante todo o dia da segunda-feira, 14 de março, os jornalistas da Rede Vida de Televisão, Paulo Shimizu Júnior e Luciana Perina Martins, estiveram presentes realizando entrevistas com os bispos, sobre os trabalhos da assembleia e também sobre a história da Colônia Marcelino, que foi fundada por imigrantes ucranianos que chegaram ao Paraná fugindo das tensões que antecederam a 1ª Guerra Mundial, por volta de 1845. Os jornalistas produziram a reportagem abaixo, que já foi veiculada pela Rede Vida, na qual contam a história da Colônia e narram um pouco de como foi a Assembleia dos Bispos do Paraná.  

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts