Terceiro retiro diocesano de Iniciação à Vida Cristã reuniu centenas de pessoas no último domingo

A Iniciação à Vida Cristã (IVC) é prioridade pastoral na Diocese de Paranavaí (PR), em sintonia com a caminhada da Igreja Regional e também em âmbito nacional. o projeto de IVC, implantado na diocese, está na sua primeira rodada, que durará dois anos. Nela, está sendo vivenciada a IVC com pessoas que já atuam nas pastorais, movimentos e serviços. Posteriormente, em outras edições, será alargada, numa criativa iniciativa missionária, a IVC para a comunidade católica em geral e também para pessoas menos atingidas pela ação pastoral da Igreja.

No 3º retiro diocesano da IVC, realizado no último domingo, dia 12 de fevereiro, foi gravado um vídeo que apresenta os primeiros frutos da etapa do catecumenato que se centrou na Palavra de Deus, sendo uma das atividades a cópia-oração orante do Evangelho de Marcos. O vídeo mostra apenas os introdutores e catequistas que copiaram, mas é bem maior o numero dos que redigiram com sua própria letra o texto bíblico, nos grupos acompanhados por esses introdutores e catequistas em todo o território diocesano.

Além da cópia individual do Evangelho de Marcos, comunitariamente foram copiados os outros três evangelhos numa dinâmica muito bem sucedida.

Em efeito, o estudo, o conhecimento e o aprofundamento da Palavra de Deus é parte integrante do projeto da IVC.

O processo da IVC na Diocese de Paranavaí está em sua terceira etapa: iluminação e purificação. No período da quaresma desse ano, após esse retiro em âmbito diocesano, serão realizados retiros laicais em toda a Diocese em pequenos grupos, a partir desses 1080 introdutores e catequistas, que acompanham individualmente os membros de seus grupos num bonito aprofundamento do mistério pascal: paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Dom Mário Spaki

O processo ainda está em andamento, mas já se pode observar grande entusiasmo e alegria nas milhares e milhares de pessoas que abraçaram a proposta. Todas as paróquias estão envolvidas, assim como as pastorais, movimentos e serviços.

Dom Mário Spaki, bispo da diocese de Paranavaí (PR), afirmou: “Tudo nos permite dizer que achamos o caminho! Agora a nossa missão é percorrê-lo com fidelidade e alegria, num lindo processo que foi desencadeado e que poderá levar a uma grande renovação pastoral na Igreja Diocesana”.

(Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da Diocese de Paranavaí)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts