Na noite do domingo, 1º de maio, o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, e a assessora de comunicação, Karina de Carvalho, estiveram no Centro Rogate do Brasil, em São Paulo (SP), para receber o Prêmio Rogate de Animação Vocacional pelo projeto: “Cada Comunidade uma Nova Vocação”. 

Da esquerda: padre Valdecir, padre Reinaldo e Karina

Esse prêmio é uma das iniciativas em comemoração aos 40 anos de existência da revista Rogate. O objetivo é dar reconhecimento às ações vocacionais realizadas por instituições e também por animadores e animadoras vocacionais. Com o primeiro número impresso em maio de 1982, a Rogate é uma revista de animação vocacional com circulação em todas as regiões do país.  

Segundo o diretor atual da revista, padre Reinaldo Leitão, quando conversou com a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, o projeto “Cada Comunidade uma Nova Vocação” foi um dos principais indicados como iniciativa vocacional.  

Também receberam o prêmio, a Congregação Rogacionista, o Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional da CNBB, o Instituto de Pastoral Vocacional, a Escola Vocacional Marista, a Gráfica AD9, o ilustrador: Osmar Koxne, o autor da sessão “Mística da Vocação”: frei Patrício Schiadini e o arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães.   

Após receber o prêmio, padre Valdecir expressou a gratidão, em nome do Regional Sul 2 da CNBB, pelo reconhecimento da revista Rogate quanto a esse projeto vocacional que nasceu na Igreja do Paraná. “Quando dom Mário Spaki era o padre secretário executivo lá no Paraná, ele foi inspirado para criar esse projeto: Cada Comunidade uma Nova Vocação, que tem se expandido muito e dado muitos frutos. Hoje, no site do projeto (vocacoes.org), temos 255 vídeos, entre tutoriais e testemunhos vocacionais e temos certeza que eles inspiram muitos, pois há vídeos com mais de um milhão de visualizações. Por isso, o projeto segue firme, com confiança no Senhor da messe, que é quem chama e envia os vocacionados para servir a Igreja”, disse o sacerdote.   

Cada Comunidade uma Nova Vocação 

Em desenvolvimento desde março de 2018, o projeto “Cada Comunidade uma Nova Vocação” foi uma iniciativa que nasceu no Regional Sul 2 da CNBB e se espalhou por todo o Brasil e também em alguns países do exterior, como a Guiné-Bissau e a Alemanha. Seu principal objetivo é fortalecer a cultura vocacional na Igreja.  

O projeto é desenvolvido em dois eixos. O primeiro consiste na oração pelas vocações, no qual é sugerido que todas as vezes que a comunidade cristã se reunir, quer seja para a celebração da Eucaristia ou da Palavra, para reuniões, encontros ou formações, se inicie com a oração de uma dezena do rosário pelas vocações. São muitas as comunidades pelo Brasil que assumiram essa prática e a realizam, fielmente, desde o início.  

O segundo eixo do projeto consiste na divulgação de vídeos de testemunho vocacional nas redes sociais. São vídeos que mostram a beleza do chamado de Deus, com testemunhos de quem vive sua vocação com alegria. Desde o início do projeto, já foram publicados mais de 200 vídeos com testemunhos de bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas. Todos eles estão reunidos no site: www.vocacoes.org  

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts