A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, em Foz do Iguaçu-PR, ficou lotada neste sábado, 07 de setembro, para a cerimônia de posse canônica do novo bispo diocesano, dom Sérgio de Deus Borges. A missa contou com a presença de Arcebispos e Bispos, dentre eles o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, membros do clero diocesano e religioso, autoridades civis, militares e de outras denominações religiosas. A diocese de Foz do Iguaçu estava vacante desde o dia 29 de setembro de 2018, quando Dom Dirceu Vegine faleceu.

A nomeação de dom Sérgio foi divulgada no dia 17 de julho, quando o Papa Francisco o transferiu da Arquidiocese de São Paulo, onde era bispo auxiliar desde 2012. Natural de Santa Catarina, Dom Sérgio de Deus Borges nasceu em 4 de setembro de 1966, na cidade de Alfredo Wagner (SC). Cursou Filosofia com os freis capuchinhos em Ponta Grossa, de 1985 a 1987, Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina, de 1989 a 1993. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil, mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Luteranense de Roma, especialização em Direito do Matrimônio e da Família, pela Universidade da Santa Cruz de Roma e doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Católica de Buenos Aires. Foi ordenado presbítero em 6 de fevereiro de 1993 e incardinado na Diocese de Cornélio Procópio (PR). Foi nomeado pelo Papa Bento XVI, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo em 27 de junho de 2012 e ordenado em Cornélio Procópio em 18 de agosto do mesmo ano.

O Regional Sul 2 parabeniza Dom Sérgio e se alegra com a Diocese de Foz do Iguaçu pela posse do seu novo pastor. Que Jesus, o Bom Pastor, o conduza na condução da caminhada desta Igreja particular.

(Texto: Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação / Fotos: Gilberto Xavier – Facebook página da Diocese de Foz do Iguaçu)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts