A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Maringá (PR), recebeu neste final de semana, dias 26 e 27 de agosto, uma visita pastoral de animação missionária, realizada pelo secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, padre Valdecir Badzinski, junto com o coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE), José Donizeti Duarte, com a coordenadora do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), Nadir Tivo de Barros Vieira, com a coordenadora da Infância e Adolescência Missionária, Ângela Francesquini Capelotto, e com a Luciane da Luz Bracisiewrcz, leiga da diocese de Ponta Grossa que irá para a Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, em setembro.
O grupo foi acolhido pelo pároco, padre Valdir Egea, e por lideranças da comunidade. Padre Valdecir presidiu as quatro missas do final de semana (um no sábado à noite e três no domingo), com a concelebração do padre Valdir. Nas homilias, baseado no Evangelho do dia, padre Valdecir abordou o tema da missão na Igreja e, ao mesmo tempo, falou sobre a Missão São Paulo VI, que é mantida pela Igreja do Paraná no país da Guiné-Bissau desde o ano de 2014.
“Essas visitas de animação missionária nas paróquias das dioceses do Paraná fazem parte do projeto missionário do COMIRE. Elas têm por objetivo promover a Missão São Paulo VI, despertando a consciência missionária do nosso povo e, ao mesmo tempo, convocando a corresponsabilidade pela manutenção da Missão em três âmbitos: na oração pela Missão, no despertar de novos missionários e no sustento da Missão. A receptividade que tenho encontrado nos párocos e no povo tem sido espetacular e demonstra o quanto nossa Igreja é missionária”, explicou padre Valdecir.
Padre Valdir, fez uma avaliação positiva sobre a visita, ressaltando que o povo foi motivado a reanimar o espírito missionário. “Essa visita nos ajudou a sair um pouco de nós mesmos, do nosso mundinho, percebendo que o mundo tem muito mais necessidades do que as nossas. Assim, aprendemos a valorizar mais o que temos. Tenho certeza de que, após a visita, vamos ampliar o olhar para além da nossa paróquia e da nossa arquidiocese de Maringá. Foi uma ocasião para um reavivamento do espírito missionário, pois nos ajudou a recordar que, se não é possível ir em missão, podemos ser missionários ajudando financeiramente e por meio das nossas orações. A partir de agora, o que eu espero da nossa comunidade é a solidariedade e a corresponsabilidade pela Missão”, disse o pároco.
Essas visitas missionárias são articuladas pelo COMIRE e tem por finalidade promover a missionariedade na Igreja do Paraná, despertar novos missionários para a Missão e também angariar recursos para a manutenção da Missão. Cada paróquia visitada é motivada a realizar, no momento oportuno, uma ação extraordinária em prol da Missão. Não é orientado o que se deve fazer, mas sim que não seja tirado recursos do Dízimo e nem das atividades ordinárias da paróquia. As lideranças são motivadas a dialogar e promover algo exclusivo em prol da Missão.
Texto: Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2
Fotos: Marcos Takao Honda e João Gustavo Roncaglia – Arq. de Maringá