O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 22 de setembro, dom Adelar Baruffi (RS), até então bispo diocesano de Cruz Alta (RS), como novo arcebispo de Cascavel (PR). A arquidiocese encontrava-se vacante desde a morte de dom Mauro Aparecido dos Santos, em 11 de março de 2021.

Biografia e trajetória de dom Adelar Baruffi

Natural de Coronel Pilar (RS), nasceu em 19 de outubro de 1969. Ingressou no seminário aos 15 anos. Possui formação em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Recebeu a ordenação presbiteral em 22 de janeiro de 1995.

Foi nomeado bispo pelo Papa Francisco, em 17 de dezembro de 2014. Sua ordenação episcopal foi realizada no dia 07 de março de 2015, no santuário diocesano de Santo Antônio de Bento Gonçalves-RS, sendo empossado bispo diocesano de Cruz Alta no dia 15 de março, na catedral Divino Espírito Santo. Dom Adelar é mestre em Teologia e especialista em Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma.

(Fonte: CNBB)


Saudação dos bispos do Paraná a Dom Adelar Baruffi

Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações…” (cf. Mt 28,19)

Prezado irmão, Dom Adelar Baruffi!

Em nome do episcopado paranaense, a presidência do Regional Sul 2 da CNBB, manifesta grande alegria pela sua nomeação para a Arquidiocese de Cascavel (PR). É nobre a missão; também é grande o desafio. Todavia, o Senhor está sempre ao lado dos que escolhe e envia. Com imensa fraternidade, antecipamos as nossas boas-vindas.

Nossa imensa gratidão ao Administrador Diocesano, Padre Reginei José Modolo. Neste tempo de vacância conduziu a Arquidiocese de Cascavel com zelo, dedicação e coração de pastor. Deus o recompense com generosidade por esse serviço.

Recordamos também a memória de Dom Mauro Aparecido dos Santos. Elevamos nossa prece de gratidão por todo o bem que realizou em favor da igreja particular de Cascavel. Rogamos a Deus que lhe conceda o descanso eterno e o prêmio dos justos.

Dom Adelar Baruffi, alegramo-nos com sua vinda ao Paraná. Muitos gaúchos fizeram desta região a sua casa. Chegou a sua vez. Bem-vindo!

Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Arquidiocese de Cascavel, seja a mãe intercessora em favor do seu pastoreio.

Dom Geremias Steinmetz
Arcebispo de Londrina e
Presidente da CNBB Regional Sul 2

Dom José Antonio Peruzzo
Arcebispo de Curitiba e
Vice-Presidente do Regional Sul 2

Dom Amilton Manoel da Silva
Bispo de Guarapuava e
Secretário da CNBB Regional Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts