COORDENAÇÃO
Bispo referencial
Dom Evandro Luís Braun
Bispo diocesano de Campo Mourão
Coordenador Regional
Pe. Roberval Mülhstedt
(42) 9 9901-3179
roberpolaco@hotmail.com
Introdução/Contextualização
A proximidade da Igreja com todas as realidades humanas é elemento constitutivo da sua natureza, aprendido com o próprio Jesus, Palavra Encarnada, Deus próximo da humanidade. Jesus se fez próximo de todos, e também daqueles que estavam pelas estradas, pelos caminhos.
A Pastoral do Turismo é essa proximidade de Jesus, por meio da Igreja, junto ao mundo do turismo – turistas, trabalhadores e empresários, atingidos, positiva ou negativamente, pelo turismo e por seus variantes. A PASTUR é a presença da Igreja, no descanso, no lazer e na diversão.
Objetivo Geral
A PASTUR, como ação da Igreja, existe para despertar nas comunidades eclesiais, por primeiro, uma consciência e prática cristã sobre a atividade turística.
Objetivos Específicos
Acolher – Uma comunidade cristã é, por natureza, acolhedora. Desde os primórdios do cristianismo, essa tem sido uma marca dos cristãos.
Preparar – para que o acolhimento seja efetivo, é preciso estar preparado. Faz-se necessário preparar a comunidade com uma comunicação adequada, sinalização, estrutura de apoio e conforto. Além disso, é necessária uma atenção especial às necessidades dos idosos, das pessoas com deficiência e dos estrangeiros.
Defender – Defesa das pessoas, especialmente dos mais vulneráveis, defesa da patrimônio material e imaterial, defesa da Casa Comum e defesa da cultura, do jeito de ser e do modo de vida das comunidades.
Previnir – A PASTUR de ser um agente catalizador de iniciativas de formação advindas das mais variadas frentes e, ela mesma, deve ser formadora de mentalidade no turista, no profissional do turismo, no empresário do setor e nas autoridades, para neutralizar as ações que possam ir de encontro à preservação do patrimônio e a valorização pessoal na sua dignidade de filha de Deus.
Referências:
FILHO, Pe. Manoel; AGUIRRE, Pe Daniel. Marco histórico e pastoral da Pastoral doTurismo. 1ª edição – Brasília-DF. CNBB, 2021.
por