COORDENAÇÃO
Bispo referencial
Dom José Antonio Peruzzo
Arcebispo metropolitano de Curitiba
Coordenadora Regional
Débora Regina Pupo de Lima
(41) 9 9649-3041
catequese@cnbbs2.org.br
catequesedoparana@gmail.com
INTRODUÇÃO/CONTEXTUALIZAÇÃO
A natureza da catequese, se encontra no fato de ela ser “um ato de natureza eclesial, que nasce do mandado missionário do Senhor (Mt 28, 19-20) e que está orientada, como seu nome indica, a fazer ressoar continuamente o anúncio de sua Páscoa no coração de cada pessoa, para que sua vida seja transformada” (DC, n.55). Ao pensar na ação catequética identificamos duas dimensões:
- A primeira é a missão específica dos catequistas, que se desenvolve no contato direto com crianças, adolescentes, jovens e adultos, bem como com suas famílias, para que o processo de educação da fé seja harmonioso.
- A segunda, diz respeito, ao serviço da coordenação que “requer um trabalho em equipe, pois é um serviço representativo da comunidade, dos catequistas e das famílias” (DNC, n.315).
Quando se trata da organização da ação catequética é preciso enfatizar que ela deve ser “mais evangelizadora e pastoral do que institucional […] precisa estar ligada aos acontecimentos da Igreja, para caminhar em sintonia com a comunidade, garantindo a unidade e a comunhão” (DNC, n.321).
A organização da dimensão bíblico-catequética, no Brasil, se constitui em vários níveis: paroquial, diocesano, regional e nacional. Em relação à organização regional, compreendemos a necessidade, sempre maior, de favorecer a participação das dioceses em todo o processo de reflexão e organização da dimensão bíblico-catequética. Sendo assim, propõe-se uma coordenação regional participativa, na qual os coordenadores e assessores possam colaborar e sentirem-se, também, responsáveis. Sendo assim a dimensão bíblico-catequética conta com a seguinte organização:
Equipe regional de reflexão: formada pelo bispo referencial, a pessoa indicada como coordenadora, um sacerdote, mais alguns catequistas que possam ajudar na reflexão bíblica, teológica, metodológica e litúrgica. A missão dessa equipe é refletir sobre temas importantes apresentado pelas dioceses, propor materiais e subsídios formativos, auxiliar na formação de catequistas e coordenações diocesanas.
Equipe ampliada de coordenação regional: formada pelos coordenadores e assessores das 18 dioceses que compõe o regional. Essa equipe, além de apresentar questões pertinentes à caminhada catequética, ajudam a pensar projetos e orientar as ações. Tendo em vista a unidade da catequese no que é essencial: “a serviço da Palavra de Deus, a catequese acompanha, educa e forma na fé e para a fé, introduz na celebração do Mistério, ilumina e interpreta a vida e a história humana. Integrando harmoniosamente essas características, a catequese expressa a riqueza de sua essência e oferece sua contribuição específica para a missão pastoral da Igreja” (DNC, n.55).
Missão da equipe regional
A missão da coordenação regional da animação bíblico-catequética, é inspirada pelo número 328 do Diretório Nacional de Catequese.
- Manter a unidade e a comunicação entre as dioceses do regional. Suscitar e favorecer a troca de experiências e auxílio entre as dioceses;
- Favorecer a formação catequética através de cursos e escolas para coordenações diocesanas;
- Manter a sintonia com os objetivos, ações e prioridades assumidas em nível nacional;
- Manter contato com as diversas entidades que se ocupam com a reflexão bíblica e incentivar momentos celebrativos importantes para a caminhada catequética.
Ações que competem à coordenação regional
- Intensificar as reflexões sobre Catequese de Iniciação à Vida Cristã na busca de caminhos para uma Catequese de inspiração catecumenal.
- Oferecer alternativas de formação aos catequistas, respondendo às exigências de adaptação às novas situações que a sociedade apresenta.
- Promover uma caminhada conjunta do Regional e das Dioceses, na busca de soluções comuns.
- Manter as Equipes Diocesanas atualizadas quanto ao progresso dos estudos relacionados à Catequese.
- Readequação pedagógica da Escola Bíblico-Catequética “Emaús” e das Escolas Bíblico-Catequéticas Diocesanas.
- Realimentação do sistema de formação nos diferentes níveis da Catequese: paroquial, diocesano e regional (de inspiração catecumenal).
- Atualização para coordenações diocesanas e paroquiais de Catequese.
- Capacitação de Assessores das Escolas Bíblico-Catequéticas Diocesanas e Regional de Catequese.
- Capacitação de Assessores das Equipes Diocesanas e Paroquiais de Catequese.
- Capacitação de catequistas para o processo de Iniciação à Vida Cristã.
- Assessoria nos encontros, congressos, simpósios, seminários e Escolas Bíblico-Catequéticas.
- Publicação de materiais catequéticos.
- Revisão da coleção Crescer em Comunhão.
- Formação de catequistas sobre a metodologia da coleção Crescer em Comunhão.
Proposta de trabalhos da Pastoral para 2023
Na atualidade a dimensão bíblico-catequética, em sintonia com a assessoria nacional da CNBB, se empenha em orientar as dioceses no estudo, reflexão e organização dos itinerários formativos para a instituição do Ministério de Catequista. Desde 2021, com a proclamação do motu proprio Antiquum Ministerium, do Papa Francisco, por meio do qual ele instituiu o Ministério de Catequista, nossas atenções têm se voltado para esse importante tema e os questionamentos são os mais variados possíveis, sabemos da necessidade de acompanhar as dioceses em seu processo de estudo, conscientização e organização. Sendo assim o ano de 2023 será dedicado à conscientização e esclarecimento sobre os detalhes que envolvem a organização e concretização dos itinerários, bem como a instituição dos primeiros grupos de catequistas. Para isso propomos as seguintes ações:
- Encontros para coordenadores e assessores diocesanos
- Seminários provinciais sobre o Ministério de Catequistas
- Acompanhamento das dioceses que solicitarem ajuda ao regional para organização do seu processo
- Apresentação e reflexão do tema do Ministério de Catequista com os padres da ação evangelizadora
Sobre o local de atuação da Pastoral em 2023
O campo de atuação da dimensão bíblico-catequética é o Regional Sul 2 da CNBB, que compreende as 18 Dioceses do Estado do Paraná. O enderenço de referência é a sede do Regional em Curitiba e o trabalho itinerante, visto que desempenhamos a missão de acompanhar a formação dos catequistas, bem como das coordenações diocesanas, onde for preciso.
Sobre os interlocutores da Pastoral
Acreditamos que, cada vez mais, é preciso compreender nosso trabalho como ação direcionada a interlocutores, por isso não utilizamos o termo “público alvo”, tendo em vista que nossa missão é facilitar a reflexão e organização dos trabalhos nas dioceses e não apenas apresentar decisões e encaminhamentos elaborados por um grupo específico. Sendo assim destacamos que os primeiros interlocutores de nosso trabalho são as equipes diocesanas de coordenação, tendo em vista a necessidade de acompanhamento e formação das mesmas. No entanto, é possível ampliar a ação formativa e alcançar os catequistas de base por meio de encontros, seminários, retiros, lives e preparo de subsídios para auxiliar na formação permanente dos catequistas.
Referências
CATEQUESE Renovada: orientações e conteúdo. 19. ed. São Paulo: Paulinas, 1983. [Documentos da CNBB, n. 26].
CNBB. Diretório nacional de catequese. Brasília: Edições CNBB, 2006.
CNBB. Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários. Brasília: Edições CNBB, 2017. [Documentos da CNBB, n. 107].
CNBB. Diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023. Brasília: Edições CNBB, 2017. [Documentos da CNBB, n. 109].
CELAM. Documento de Aparecida: Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. São Paulo: Paulinas, 2007.
PONTÍFICIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇAO. Diretório para a catequese. Brasília: Edições CNBB, 2020. [Documentos da CNBB, n. 84].
por