Lives, eventos, vídeos de homenagens aos comunicadores, criação de Pascom paroquial e missas marcaram o 55º Dia Mundial das Comunicações no Paraná 

A Igreja celebrou neste domingo, 16 de maio, o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Este ano, o evento teve por tema: “Vem e verás” (Jo 1, 46) – Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”. Para comemorar a data, a Pastoral da Comunicação (Pascom) e as Assessorias de Comunicação das Arquidioceses e Dioceses do Paraná realizaram várias atividades, entre lives sobre a mensagem do Papa Francisco, vídeos em homenagem aos profissionais da comunicação e agentes da Pascom e missas em ação de graças pelos comunicadores.  

O bispo de Paranavaí e referencial para a Pastoral da Comunicação no Paraná, Dom Mário Spaki, comentou que essas iniciativas são frutos do crescimento que a Pascom teve durante essa pandemia: “Neste ano, observamos que foram várias as iniciativas promovidas pelas Dioceses e Paróquias acerca do Dia Mundial das Comunicação Sociais, superando o que se fez nos anos anteriores. Isso é um sinal do avanço que tivemos na Pascom durante a pandemia”. 

Lives  

Na semana que antecedeu o Dia Mundial das Comunicações, foram promovidas lives para o aprofundamento da mensagem escrita pelo Papa Francisco para a ocasião. Neste ano, o Papa interpelou os comunicadores a “gastar a sola dos sapatos”, indo ao encontro das pessoas para ouvi-las.  

A Arquidiocese de Curitiba, em parceria com a Pascom do Regional Sul 2, promoveu no dia 8 de maio, uma live com o estudioso Moisés Sbardelotto. Na palestra, foram abordados os documentos papais, citações bíblicas e principalmente situações da atualidade para destacar a comunicação como ferramenta de aproximação entre as pessoas. A live foi transmitida pelos canais do Facebook e Youtube da Arquidiocese de Curitiba e do Regional Sul 2 da CNBB e, simultaneamente, em publicação cruzada nas páginas do Facebook de mais de dez dioceses do Paraná.

A Arquidiocese de Maringá também promoveu uma live na noite do dia 14 de maio, transmitida direto dos estúdios da rádio Colmeia FM (98,7) com seus profissionais, e contou com a presença de Dom Severino Clasen, arcebispo de Maringá, e Dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí e referencial para a Pascom no Paraná.

Na diocese de Umuarama foi realizada uma coletiva de imprensa, on-line, com o bispo diocesano, Dom João Mamede Filho, no dia 12 de maio. Participaram também do evento o Padre Carlos Alberto de Figueiredo, pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e assessor da Pascom; Reginaldo Rodrigues, coordenador diocesano da Pascom; Rita Mércia Silvestre Maia Antoniassi, coordenadora da pastoral da comunicação na paróquia São Francisco de Assis e alguns membros da Pastoral, Padres e Diáconos. Em sua reflexão, Dom Mamede afirmou: “É preciso “gastar a sola dos sapatos”. Quer dizer, sair de si. Abrir-se a encontros, às surpresas, sob pena de nada comunicar. Fora disso o comunicador faz fotocópia. Não comunicação”.

Vídeos em homenagem aos comunicadores 

Alguns bispos diocesanos gravaram mensagens em vídeo, em que refletiram sobre a importância desse dia na Igreja e agradeceram o trabalho realizado pela Pascom. Na diocese de Jacarezinho, o bispo diocesano, Dom Antônio Braz Benevente, agradeceu a todos os agentes da Pascom nas paróquias, que no tempo de pandemia tem realizado um belíssimo trabalho nas transmissões das missas e outros momentos da vida das comunidades.  

Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava, também gravou um vídeo no qual reflete sobre a mensagem do Papa Francisco e agradece aos comunicadores.  

A Pascom das dioceses de Ponta Grossa e Palmas Francisco Beltrão prepararam um vídeo para homenagear os seus pasconeiros e comunicadores.   

Celebrações  

Na arquidiocese de Londrina, uma missa na Paróquia São José Operário, reuniu vários agentes da Pascom de toda arquidiocese e marcou a celebração do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. A missa foi presidida pelo arcebispo, Dom Geremias Steinmetz, concelebrada pelo assessor da Pascom, padre Dirceu Júnior dos Reis.  Na ocasião, a Pascom diocesana lançou uma entrevista sobre a comunicação na Igreja com o padre Arnaldo Rodrigues, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, doutor em comunicação.  

Na diocese de Ponta Grossa, a equipe diocesana na Pascom preparou a missa das 10 horas na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Ponta Grossa, com a presidência do bispo diocesano, Dom Sergio Arthur Braschi.  

Com dom Sergio Braschi, o editor Chefe do Jornal da Manhã e gestor de conteúdos do portal aRede, Mário Martins, a jornalista do jornal Diário Dos Campos, Luana Souza, e o diretor comercial da Rádio Sant’Ana FM 89.7 Ponta Grossa, Stéfano Júnior.

Na Arquidiocese de Cascavel, uma missa na intenção especial dos comunicadores foi realizada na Catedral Nossa Senhora Aparecida, no domingo, 16 de maio. Presidida pelo padre Luciano Acácio Cordeiro, assessor da Pascom na arquidiocese e concelebrada pelos padres Marcos Pires e Leonir Nardi, a missa contou com a presença dos veículos de comunicação locais, comunicadores de rádio, tv, web e impresso e os agentes da pastoral da comunicação.

A diocese de União da Vitória escolheu a data para implantar, oficialmente, a Pascom em duas paróquias. No sábado, 15 de maio, motivados pelo padre João Francisco Siecklicki, pároco e coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, a Paróquia São Carlos Borromeu, de Paula Freitas, implantou a Pascom paroquial na missa das 19h. No domingo, 16 de maio, a paróquia São José, de Antônio Olinto, também criou a sua Pastoral da Comunicação, na missa das 9h. Neste final de semana, a diocese festejou também os 63 anos do seu jornal diocesano: “Estrela Matutina”. O jornal teve sua primeira edição em 15 de maio de 1958, iniciando como Informativo Paroquial da igreja Sagrado Coração de Jesus, hoje igreja Catedral, e que depois de 1977, com a Instalação da Diocese de União da Vitória, passou a ser um Jornal Diocesano, crescendo em número de tiragem, aperfeiçoando seu layout e registrando a história da caminhada da Diocese. 

Na diocese de Palmas-Francisco Beltrão, foi realizada uma missa na Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão, presidida pelo Pe. Valdecir Bressani, assessor da Pascom na diocese e no Regional Sul 2 da CNBB. Um bom número de profissionais conhecidos, representando a imprensa beltronense participou, apresentando seus instrumentos de trabalho e participando da liturgia. As leituras e as preces foram proferidas por comunicadores de rádio, TV, jornal e revista. Em sua homilia, Padre Bressani lembrou que o Papa desafia os comunicadores ao trabalho evangelizador. O padre destacou que a Pastoral da Comunicação está presente em quase todas as paróquias da Diocese e nestas são transmitidas missas rotineiramente. 

Na diocese de São José dos Pinhais, uma missa na Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro foi organizada pela Pascom diocesana para comemorar a data. Os agentes da pascom e profissionais da comunicação foram convidados para participar e receberam uma bênção especial no final. O jornalista Niwton Geraldo, presidente da Associação de Imprensa de São José dos Pinhais, participou e relata: “É de grande importância a comemoração desta data para as mídias de nossa cidade, momento em que toda a classe busca as bênçãos da igreja católica para os profissionais da imprensa que realizam um trabalho fundamental de informação a população no combate à crise pandêmica que vivemos”.

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts