Na noite de terça feira, 2 de fevereiro, dia em que a Igreja celebra, mundialmente, a Vida Consagrada, uma live provida pelo Regional Sul 2 da CNBB, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), manteve conectadas mais de 500 pessoas nos canais do Youtube e Facebook. O número de pessoas atingidas é muito maior, pois várias comunidades religiosas comentaram estar assistindo juntas de um único aparelho.

Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava (PR) e membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, e Irmã Maria Inês Ribeiro, Mensageira do Amor Divino e Presidente da CRB, foram os convidados para conversar sobre a Vida Religiosa. Com o testemunho de pessoas apaixonadas pela vocação que assumiram, os dois religiosos falaram sobre a importância deste dia mundial, que é celebrado pelo 25º ano; sobre o trabalho realizado pela CRB e pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; sobre os desafios atuais, como a escassez de vocações; e sobre o sinal que esta vocação de especial consagração oferece ao mundo de hoje.

As centenas de comentários recebidos durante a live, mostrou que muitos religiosos, de todos os cantos do país, e também no exterior, estavam conectados. Muitas foram as expressões de gratidão.

“Gratidão pelas luzes que vocês acenderam com essas reflexões, Ir. Inês e Dom Amilton. Sigamos confiantes na fraternidade que nos une”, escreveu Cirley Covatti.

“Reflexão muito profunda Dom Amilton sobre qualificar a vida comunitária para apresentar aos jovens. Abraço, Ir. Inês, é sempre bom ver sua liderança cuidadosa como nossa representante da CRB-Nacional”, escreveu Valéria da Silva.

“Parabéns CRB, por proporcionarmos momentos de reflexão tão profundos do nosso Ser religioso!”, escreveu Ir. Helena Loiola.

Durante a live, aconteceu o lançamento do livro: “Plenamente humano, simplesmente irmão”, que contou com a presença de um dos organizadores, Frei Edimar Moreira, Carmelita. O livro trata sobre a vocação do irmão religioso, com textos de cerca de 15 autores de mais de 9 congregações religiosas.

Frei Edimar Moreira fez o lançamento do livro: “Plenamente humano, simplesmente irmão”

“Ele faz um percurso, na dimensão bíblica, espiritual, psicológica, formativa, ética, ecológica, fraterna, profissional dessa vocação. Então vai colocando a vocação do irmão nesses diversos aspectos. Não é um livro somente para os religiosos irmãos, ele vai ser útil para toda a vida religiosa”, disse Frei Edimar.

Ao final da live, Dom Amilton e Ir. Maria Inês deixaram uma mensagem de esperança e incentivo à Vida Consagrada no Brasil.

“Minha mensagem é de coragem e confiança naquele que nos escolheu, que é o lema dessa celebração de hoje: “Eu sei em quem acreditei”. Optamos por Jesus e vamos para frente. Ele vai nos mostrando o caminho. Parabéns, vida consagrada masculina e feminina, parabéns aos irmãos que prepararam esse livro para estimular a vida consagrada do religioso irmão”, disse Ir. Maria Inês.

Dom Amilton recordou aos religiosos que Jesus Cristo é o ponto de partida, o centro e o absoluto na vida do religioso e da religiosa, que devem ser pessoas apaixonadas por Ele, e concluiu:

“Sejam homens e mulheres da esperança, do encantamento, do entusiasmo, principalmente nestes tempos de pandemia. Infelizmente, outras pandemias virão, e nós precisamos estar sempre de lâmpadas acesas, vigilância sempre!”.

A live por ser assistida em:

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts