Entre os dias 11 a 15 de dezembro, aconteceu na cidade de Francisco Beltrão (PR), Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, o III Congresso Missionário de Seminaristas do Regional Sul 2, com o tema: “Batizados e Enviados: Seminaristas em Missão no Mundo”, em comunhão com o Mês Extraordinário Missionário deste ano, proposto pelo Papa Francisco. O Congresso, que contou com a participação de seminaristas de quase todas as dioceses do Paraná, teve uma programação organizada com conferências sobre a Igreja e Missão no mundo, com apresentações culturais e uma experiência missionária numa comunidade da cidade que sediou o encontro.    

Um importante fator desse congresso, além das formações missionárias, foi a convivência e a troca de experiências entre os seminaristas de diversas realidades do Paraná, que antes mesmo do receber o ministério ordenado já refletem e valorizam a missão como uma natureza intrínseca da Igreja e de todo batizado.

A experiência missionária realizada na Comunidade São Sebastião, além de demonstrar a realidade social do bairro, ofereceu aos seminaristas a oportunidade de ouvir as pessoas e de mostrar, de alguma maneira, a presença acolhedora da Igreja.

“Queremos continuar unidos, principalmente, na oração e pela oração pedindo ao Senhor da Messe que suscite e sustente em nossas comunidades muitas e santas vocações, e que os seminaristas tenham o desejo de ter um coração segundo ao do próprio Jesus de Nazaré”, afirmou Matheus Canônico Urgani, coordenador do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE).

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts