A Escola Vocacional do Regional Sul 2 da CNBB, anualmente, tem uma programação de formação para os agentes da Pastoral Vocacional (PV), Serviço de Animação Vocacional (SAV) e religiosos envolvidos na formação. Em 2021, diante do contexto pandêmico, os assessores e coordenadores do SAV/PV decidiram modificar e adaptar a metodologia e modalidade da formação. A partir disso, foi realizada uma parceria com o Instituto de Pastoral Vocacional – IPV. 

Os agentes do SAV/PV do Paraná participaram, então, da Escola de Preparação para Animadores e Animadoras Vocacionais (ESPAV), que aconteceu em seis módulos, totalmente on-line, entre os dias 27 de fevereiro e 22 de maio. Participaram dessa escola 200 pessoas de todo o Brasil, entre religiosos, religiosas, leigos e leigas, seminaristas e padres. Do Regional Sul 2, participaram aproximadamente 60 pessoas, representando a maioria das arqui/dioceses.  

Pe. Elizandro Spillere

Para o padre Elizandro Spillere, coordenador regional da Pastoral Vocacional, a parceria com o IPV possibilitou continuar respondendo à necessidade de formação das lideranças: “A Escola Vocacional existe há muito tempo no Regional Sul 2 e é um meio importante, no qual temos, além da formação, a troca de experiências das atividades pastorais que são realizadas nas dioceses do Paraná. Com a pandemia, nós percebemos que não conseguiríamos realizá-la neste ano. Então, a parceria com o IPV nos ajudou a dar continuidade à missão que assumimos enquanto regional, de oferecer formação, especialmente, às lideranças leigas para atuarem na animação, despertar e acompanhamento vocacional”. 

Os temas abordados nos seis módulos seguiram o seguinte cronograma:  

– 27 de fevereiro: “Despertar para sonhar, um grito pela Vida (cf. QA), o porquê de uma teologia e eclesiologia de comunhão”, com a assessoria do Frei Vanildo Zugno. 

– 06 de março: “Alegrai-vos e exultai, chamados à santidade (cf GE), aprofundando a vocação do ser humano”, com a assessoria do Pe. Valdecir Ferreira. 

– 13 de março: “Ser para os outros, em busca da vocação – a importância do itinerário vocacional, com a assessoria da Irmã Annette Havene. 

– 20 de março: “O planejamento estratégico no SAV/PV do objetivo geral à avaliação, um processo”, com a assessoria Pe. Geraldo Tadeu, RCJ. 

– 15 e 22 de maio: oficinas: Transformando sonhos em realidade e construindo um projeto de vida”, com Luís Duarte Oliveira. “Planejamento estratégico vocacional, com Pe. Geraldo Tadeu, RCJ. 

No sábado, dia 22 de maio houve o encerramento da ESPAV 2021, onde os responsáveis assinalaram os desafios e as conquistas realizadas. Sobre a participação na escola, o seminarista Amauri de Campos Junior, da Diocese de Paranaguá (PR), relatou: “escola vocacional ajudou a refletir sobre minha vocação e sobre como auxiliar aqueles jovens ou pessoas, de modo geral, que me procuram”. A leiga Silvia Maria Rubia Caldeira, da Diocese de Apucarana (PR), avaliou: “vejo como uma experiência muito válida para este tempo de pandemia que estamos vivendo”. 

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts