Participaram do encontro padres assessores das arqui/dioceses, diáconos, religiosa, leigos e leigas. 

Membros da Pastoral da Liturgia e Canto do Regional Sul 2 da CNBB participaram de um encontro regional que aconteceu na Casa de Formação de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava (PR), entre os dias 24 a 26 de março. O encontro contou com a presença do bispo de Paranaguá (PR) e referencial para a Pastoral da Liturgia no Paraná, dom Edmar Peron e teve 74 participantes, representando 16 das 18 arqui/dioceses do Paraná.  

O tema central do encontro foi “A nova edição do Missal Romano no contexto da Desiderio Desideravi”, e foi assessorado por dom Edmar Peron e pelo leigo da arquidiocese de Maringá,  Adenor Terra, que é doutorando em Teologia e membro da ASLI – Associação dos Liturgistas do Brasil. 

Na sexta-feira, 24, o encontro iniciou com o jantar. Em seguida, houve um momento de apresentação, acolhida e ensaio de cantos. No final da noite, o grupo realizou a Vigília da solenidade da Apresentação do Senhor.  

No sábado, 25, o dia iniciou com a celebração eucarística, presidida por dom Edmar. Ao longo do dia, o grupo dedicou-se ao estudo e aprofundamento do tema central e concluiu as atividades com o Ofício da Vigília do 5º Domingo da Quaresma, seguido de um jantar com confraternização.  

Segundo dom Edmar, a participação de todos foi muito viva e intensa. “Estivemos empenhados em compreender, no contexto da Desiderio Desideravi, as implicações trazidas para as equipes de liturgia e canto. O que esse documento nos inspira? Como somos chamados a experimentá-lo no concreto das nossas vidas? E ligado a isso também nos concentramos a respeito da nova edição do Missal Romano, agora aprovada pela Santa Sé. Então, a Desiderio Desideravi foi o grande guarda-chuva sobre o qual nós falamos de canto, de celebração, de missão. E assim, percebo que estamos dando passos na caminhada de liturgia no nosso Regional Sul 2”, disse o bispo. 

A Carta Apostólica Desiderio Desideravi – Sobre a formação litúrgica do povo de Deus, foi publicada pelo Papa Francisco em 29 de junho de 2022. Trata-se de um documento, no qual o Papa Francisco partilha reflexões sobre a Liturgia, dimensão fundamental para a vida da Igreja, a fim de contemplar a beleza e a verdade da Celebração cristã.  

Segundo o assessor regional da Pastoral da Liturgia e Canto, padre Sergio Augusto Rodrigues, da diocese de Toledo (PR), um destaque do encontro foi a participação de pessoas de quase todas as arqui/dioceses do Paraná, especialmente dos padres e diáconos. Sobre a temática do encontro, ele disse: “A Carta apostólica do Papa Francisco, Desiderio Desideravi – Sobre a Formação Litúrgica do Povo de Deus – norteou os trabalhos realizados e serve como referência para a caminhada da liturgia em nossas comunidades de fé no Regional”. 

Para este ano, a Pastoral da Liturgia e Canto programou mais dois encontros de formação on-line. Uma em 31 de agosto e a outra em 26 de outubro.  

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts