Dom Volodemer Koubetch

O Arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, com sede em Curitiba (PR), Dom Volodemer Koubetch, escreveu uma nota e gravou um vídeo, no qual convida todas as pessoas de boa vontade a “se reunirem em suas igrejas no domingo dia 27 e, seguindo o apelo do Papa Francisco, no dia 2 de março, quarta-feira de Cinzas, para manifestarem seu repúdio contra a agressão militar russa e orarem em solidariedade e apoio ao povo ucraniano”.

Em sua mensagem, Dom Volodemer recorda que os irmãos e irmãs ucranianos padecem com agressão no território da Ucrânia desde 2014, “agressão essa agora transformada em guerra declarada”. O arcebispo também informa que há poucas informações da Igreja na Ucrânia, sabe-se apenas que o Arcebispo Maior da Igreja Católica Ucraniana Sua Beatitude Dom Sviatoslav Shevchuk teve que se refugiar no subsolo da catedral da Ressurreição, em Kiev, durante o bombardeio russo. Também que Dom Sviatoslav determinou que as igrejas permaneçam abertas durante a guerra para acolherem todos os necessitados.

Dom Volodemer ainda agradece as palavras e gestos de solidariedade que tem recebido dos irmãos no episcopado e de autoridades civis e pede que todos continuem orando pela paz, a fim de que cesse toda violência.

Clique aqui para baixar a nota (em texto) na íntegra.

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts