Na próxima semana, dias 22 a 26 de junho, acontece o X Encontro Mundial da Famílias. Um evento convocado pelo Papa Francisco, que deseja encontrar as famílias de todo o mundo de forma multicêntrica, ou seja, em Roma e também nas Dioceses ao mesmo tempo. 

Em Roma, que será a sede do Encontro, o evento principal, acontecerá com a presença dos delegados das conferências episcopais de todo o mundo, bem como representantes dos movimentos internacionais envolvidos na Pastoral Familiar.  

O bispo de Campo Mourão (PR), dom Bruno Elizeu Versari, que é membro da Comissão Vida e Família da CNBB e também referencial para a Pastoral Familiar no Paraná, está entre a comissão que representará o Brasil em Roma, com mais 4 bispos, 1 padre e 15 casais da Pastoral Familiar.  

A abertura do encontro será dia 22 de junho com a Santa Missa. A sugestão é que em todas as paróquias a celebração da Santa Missa tenha esse momento como intenção principal. Seja também rezado pelas famílias da comunidade paroquial. Em nível da Brasil a Comissão Vida e Família da CNBB prevê a celebração de uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida-SP. A celebração será transmitida, ao vivo, às 18 horas, pela TV Aparecida. 

Para os dias seguintes a comissão sugere reflexão e orações sobre o tema dos encontros. Sugestão: dia 23 – o amor familiar; dia 24 – vocação; dia 25 – vida e santidade (neste dia a Santa Missa com o Papa Francisco será transmitida pelas TVs católicas); dia 26 – Angelus e envio das famílias. Neste dia o Papa Francisco faz o envio das famílias e encerra o “Ano Família Amoris Laetitia”. Todos poderão acompanhar pelas TVs católicas e pelo Youtube da Pastoral Familiar.  

Dom Bruno Elizeu Versari

Para dom Bruno, entre as grandes expectativas ao participar desse encontro estão as luzes para trabalhar a preparação dos noivos para o Sacramento do Matrimônio. “A expectativa é de aprendizado, de encontrar as famílias, conhecer como vem sendo trabalhada a questão da família, da preparação para dos noivos, do pós-matrimônio e o encontro com o Papa Francisco. Ouvir a palavra do Papa é sempre enriquecedor e fortalece a nossa vida e a nossa caminhada. As catequeses que estão sendo preparadas pelo Dicastério Vida e Família, certamente, irão apontar luzes e expectativas para o futuro, principalmente, em relação a preparação de noivos para o matrimônio”, disse dom Bruno. 

Como membro da Comissão Vida e Família da CNBB e também responsável pela Pastoral Familiar no Paraná, dom Bruno espera poder contribuir, partilhando sobre o que aprender, com as dioceses e os bispos, afim de fortalecer a caminhada da Pastoral Familiar. “O grande desafio que temos é evangelizar as famílias, nesse contexto em que nós vivemos. São tempos de desafios, de mudanças de paradigmas. É momento de fortalecer a comunhão, a catequese, o itinerário de preparação dos noivos para o matrimônio e o pós-matrimônio também. A minha expectativa quanto a esse encontro é de conhecer, aprofundar, experimentar e partilhar com as demais dioceses e os bispos o caminho que vem sendo percorrido com as famílias e também acolher o desejo do Papa Francisco em relação às famílias. 

O Papa Francisco pediu para que cada bispo escrevesse uma carta aos seus diocesanos, para ser entregue no dia 26. Dom Bruno já escreveu essa carta, que foi publicada na edição de junho do Jornal Servindo (informativo da diocese de Campo Mourão), e expressou o desejo de que ela chegue a todas as famílias da Diocese, assim como pediu que seja lida em todas as missas deste dia.  


Confira a carta escrita por dom Bruno aos católicos da diocese de Campo Mourão:  

Saudação e paz a todos os diocesanos.
Hoje, em Roma, o Papa Francisco encerra o “Ano Família Amoris Laetitia” na celebração do X Encontro Mundial das Famílias que tem como tema “O Amor na Família: vocação e caminho de santidade”.
Louvado seja Deus pela família, pois é nela que os filhos aprendem os princípios básicos da fé. Jesus fez uma experiência tão intensa e profunda de família que ensinou a chamar a Deus de Pai, e também quis que todas as pessoas pudessem experimentar o amor materno, nos dando como mãe a sua própria Mãe.
O testemunho da Sagrada Família de Nazaré desperta, anima e ilumina as famílias de nossos dias a repetir o mesmo gesto: rezar, meditar a Palavra, alimentar-se da Eucaristia e celebrar junto com a comunidade os mistérios da nossa fé.
A Família é o maior “patrimônio da humanidade” e constitui um dos tesouros mais valiosos dos povos latino-americanos. Ela tem sido e é o lugar e escola de comunhão, fonte de valores humanos e cívicos, lar onde a vida humana nasce e se acolhe generosa e responsavelmente (cf. DA 302). É na família que se aprende a valorizar a vida, desde a concepção até sua morte natural.
Pelo sacramento do matrimônio a família recebe uma nobre missão na sociedade: ser uma Igreja doméstica. E o testemunho dos pais, vividos em comunidade, desperta nos filhos o desejo de serem cristãos também.
A Igreja acolhe as Famílias e deseja que todas as famílias sejam “Igrejas domésticas”. É na família que Deus desperta as diferentes vocações, seja para a vida consagrada ou para a vida matrimonial, todos são chamados a viver e buscar incessantemente a santidade.
Quero agradecer o apoio dos padres, dos diáconos e da pastoral familiar pelo incentivo às famílias na urgente e desafiadora missão de evangelizar outras famílias.
Desejo que a Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José, seja fonte de bênçãos e inspiração de vida para todas as famílias. Deus abençoe todas as famílias. Amém!


(Karina de Carvalho – Assessora de comunicação da CNBB Sul 2, com informações do Jornal Servindo, edição junho de 2022).  

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts