Em todos os encontros, os candidatos são convidados a firmar o compromisso de uma campanha sem ataques pessoais, sem fake news e sem compra de votos

Uma parceria entre a Diocese de Paranavaí (PR) e a subseção Paranavaí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidades apartidárias e comprometidas com bem da sociedade, promove encontros políticos com candidatos e lideranças de dez cidades do Noroeste paranaense. O objetivo é a busca por uma política melhor, voltada para o bem comum, como escreve o Papa Francisco no quinto capítulo da encíclica Fratelli Tutti, sobre a fraternidade e a amizade social.

1º encontro realizado em São João do Caiuá | Foto: Pascom Diocese de Paranavaí (PR)

Todos os encontros têm por base a Cartilha de Orientação Política 2020, desenvolvida pelo Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Até o momento, esses encontros aconteceram em 4 cidades: São João do Caiuá, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí e Amaporã. Em cada um deles, houve a presença de todos os candidatos a prefeito e de muitos candidatos a vereador e todos firmaram com o bispo diocesano, Dom Mário Spaki, e a presidente da subseção Paranavaí da OAB, Célia Zanatta, o compromisso de realizar uma campanha sem ataques pessoais, sem fake news e sem compra de votos.

Encontros realizados

O primeiro encontro aconteceu em 15 de outubro na cidade de São João do Caiuá. Participaram os 4 candidatos a prefeito e 30 dos 46 candidatos a vereador. O vídeo a seguir apresenta um resumo do encontro.

O segundo encontro foi na Câmara Municipal da cidade de Nova Aliança do Ivaí, no dia 19 de outubro. Participaram os quatro candidatos a prefeito e vice-prefeito e 18 dos 34 candidatos a vereador.

Célia Zanatta e dom Mário Spaki com os candidatos a prefeito e vice-prefeito | Foto: Pascom Diocese de Paranavaí (PR)

Para a cidade de Paranavaí, sede da diocese, onde aconteceu o terceiro encontro no dia 21 de outubro, foi um momento histórico, pois, em nenhum outro evento promovido pela sociedade até o momento, tinham participado todos os candidatos a prefeito. O evento foi fechado, exclusivo para candidatos.

A cidade de Amaporã, onde aconteceu o quarto encontro no dia 22 de outubro, conseguiu reunir todos os candidatos à prefeitura e a maioria dos candidatos à câmara municipal.

Programação dos próximos encontros

24/10 – Itaúna do Sul

26/10 – Terra Rica

27/10 – São Carlos do Ivaí

28/10 – Mirador

30/10 – Paraíso do Norte

04/11 – Loanda

Cartilha de Orientação Política: “A boa política está a serviço da vida e da paz”

A iniciativa da diocese de Paranavaí se soma a inúmeras iniciativas de outras Arqui/dioceses do Paraná em vista do diálogo com candidatos e eleitores, a fim de motivar a participação no processo político em vista das eleições municipais de 2020, de forma sadia e consciente. A Cartilha de Orientação Política, promovida pelo Regional Sul 2 da CNBB é o subsídio base para promover o diálogo nesses encontros.

Essa Cartilha de Orientação Política foi elaborada por uma equipe de peritos em várias áreas do conhecimento e se destina a eleitores e candidatos, grupos de reflexão, paróquias e comunidades.

Dividida em três partes, a cartilha aborda temas relevantes da atualidade, como a cultura da polarização e as fake news, as mudanças na legislação eleitoral e a descrição das funções dos cargos em disputa. Possui linguagem de fácil compreensão com indicações básicas sobre o universo da política, a partir do olhar da Igreja Católica, que não se identifica com nenhuma ideologia ou partido político.

Para ajudar na propagação dos conteúdos da Cartilha de Orientação Política, o Regional Sul 2 da CNBB publicou também uma série de 18 vídeos com os temas da Cartilha. Os vídeos podem ser acessados no canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB.

(Karina de Carvalho, assessora de comunicação da CNBB Sul 2, com informações da assessoria de comunicação da Diocese de Paranavaí)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts