A diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR) iniciará o Ano Catequético no próximo domingo, 23 de maio, Solenidade de Pentecostes. Na mesma ocasião, será lançada a Ação Missionária: “Uma escola para a Missão São Paulo VI”, que visa envolver toda a diocese, especialmente, os catequizandos e crianças da Infância e Adolescência Missionária na tarefa de conseguir recursos para ajudar a construir e manter uma escola no país da Guiné-Bissau, África, onde Igreja do Paraná possui uma missão ad gentes.  

Quebo é o município onde está a Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África.

Devido ao contexto da pandemia, não haverá um evento para a abertura do Ano Catequético e o lançamento dessa Ação Missionária, mas toda a questão já foi tratada, antecipadamente, com os catequistas e lideranças em reuniões on-line.  

Padre Vagner Raitz

Segundo o padre Vagner Raitz, que na diocese é o coordenador da Ação Evangelizadora e o Assessor da Catequese, a Ação Missionária já foi apresentada a todas as coordenações paroquiais de catequese, a todo o clero e as coordenações diocesanas. “Cada paróquia vai agora organizar a execução da Ação Missionária, que deve ser realizada nos próximos dois meses. Todas as paróquias receberam a cartilha de animação missionária, os envelopes para arrecadação das doações, e também o vídeo com o hino da missão, que foi composto em nossa diocese”, informou o padre.  

O coordenador do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), padre Rudinei Willers, falou sobre a participação da Infância e Adolescência Missionária: “A IAM vai abraçar, juntamente com a catequese e com o COMIDI essa ação em prol da Missão na África, tendo em vista o carisma próprio da obra, no qual as crianças são protagonistas e evangelizam crianças. Com a pandemia, mesmo de forma on-line, estamos procurando manter o trabalho de evangelização aqui na diocese, com o empenho muito grande dos assessores. Tendo em vista isso, buscamos inserir dentro do trabalho que já está sendo realizado, essa Ação Missionária e encontramos nos assessores da IAM, uma abertura e dedicação especial para essa iniciativa”.  

Padre Rudinei Willers com grupo da IAM

Hino missionário: “Assim se faz missão”

Para animar e promover a Ação Missionária, a Pastoral da Comunicação da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR) editou um videoclipe com o hino missionário: “Assim se faz missão”, que foi composto pela catequista Maiane Martins, que também é vocacionada à Missão na África. “Pés, joelhos, mãos e coração. Assim é que se faz missão”, diz a letra do hino. “O vídeo teve a participação de crianças, idosos, do bispo diocesano, sacerdotes e religiosas dançando a sua coreografia, junto a fotos da missão na África. Com ele, queremos fortalecer a consciência missionária e a corresponsabilidade de todos em relação a Missão. Pelo batismo, todos somos missionários, quer seja com os pés – indo em missão, com os joelhos –rezando – ou com o coração – partilhando nossos dons e bens”, relatou padre Vagner.  

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação de CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts