Cerca de 150 casais de vários estados do Brasil participaram no último sábado, 26 de junho, de um retiro on-line sobre São José. O pregador do retiro foi o bispo de Campo Mourão (PR) e referencial para a Pastoral Familiar no Paraná, dom Bruno Elizeu Versari. A partir de textos bíblicos, da Carta Apostólica Patris Corde, e dos livros: “José (Yosef) – Artesão de humanidade – Homem justo, esposo e pai” (Frei Bruno Varriano e Frei Frederico Manns) e “A infância de Jesus” (Papa Bento XVI), dom Bruno falou sobre a história de São José desde as suas origens até a sua morte.  

Participaram da abertura do retiro, o casal Coordenador Nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Katia Stolf, e o casal coordenador da Pastoral Familiar no Paraná, José Lafaete e Maria Aparecida. Katia e Luiz expressaram alegria por esse momento espiritual ser oferecido aos casais neste tempo de pandemia. “É com muita alegria que iniciamos este sábado, podendo nos conectar ao Brasil todo. É importante nós nos preocuparmos com o lado oracional. Nós como pastoral, muitas vezes nos dedicamos muito a fazer coisas e nos esquecemos do lado espiritual”, afirmou Luiz.  

A primeira conferência teve início às 9 horas. Nela, dom Bruno apresentou quem foi São José, como foi o início do namoro e o noivado com Maria, o drama ao descobrir a gravidez de Maria até o nascimento de Jesus. Ao final da conferência, dom Bruno indicou os textos bíblicos para oração e convidou os casais a dialogarem e responderem a pergunta: “quando e como Deus entrou na vida de vocês?”. A conferência está disponível no link abaixo.  

Na segunda conferência, que teve início às 13h30, dom Bruno falou sobre “São José Pai providente”. Ele abordou os fatos sobre a vida de São José desde a fuga para o Egito até a sua morte, falando do zelo e cuidado que teve com Jesus e Maria. A conferência foi concluída com a oração da Ladainha a São José. Confira o vídeo:  

Ao longo do dia, os casais enviaram fotos da participação em suas casas, do altar que preparaam para rezar e também testemunhos. “Em nosso diálogo sentimos que a mão de Deus sempre esteve conduzindo nossas vidas. Nos carregando no colo nos momentos difíceis, e depois nos fortalecendo e nos motivando para à missão. Primeiro nos modelou, em seguida nos instruiu e por fim nos entregou a missão de formadores de novos casais. Hoje somos seus servos e cheios de alegria cumprimos seu mandato”, escreveram Cláudio e Inês, de Araruna (PR). Isabel e André, de Niterói (RJ), escreveram: “Gratidão por podermos, neste momento difícil que estamos vivendo por conta do COVID 19, onde não podemos participar de um Retiro presencial, participar de um Retiro Virtual organizado com tanta dedicação e com um conteúdo profundo, onde podemos ter na “Família de Nazaré” exemplos para reproduzir em nossa família, e procurarmos viver a santidade, buscando o céu. Temos 38 anos de casados, 3 filhos e 7 netos”. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ÁLBUM DE FOTOS.

O retiro foi concluído com a Santa Missa presidida por dom Bruno, direto da capela de sua casa. A transmissão foi realizada pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Campo Mourão (PR). A final da missa, dom bruno fez a leitura de alguns testemunhos, agradeceu a todos que proporcionaram este momento e aos casais que participaram, concedendo a bênção.  

Clique na imagem para acessar o vídeo da Santa Missa

O próximo retiro josefino on-line será direcionado aos presbíteros e acontecerá no dia 5 de agosto, com a pregação Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal Dom João Braz de Aviz. As inscrições já estão abertas, acesse o link clicando na imagem abaixo.   

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts