Os arcebispos e bispos do Regional Sul 2 da CNBB reuniram-se em assembleia na Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, em Curitiba. A reunião começou às 14h00 do dia 19 e concluiu as 12h00 do dia 20. Essa é a terceira reunião do ano, na qual os bispos têm a oportunidade de se encontrar, partilhar as alegrias e desafios, rezar juntos e refletir sobre assuntos da caminhada pastoral e administrativa do Regional. 

Dentre os vários assuntos em pauta na reunião, os bispos reviram o acompanhamento das pastorais em nível regional; refletiram sobre a questão da homofobia e a legislação, segundo as orientações da CNBB e também da Constituição Federal; sobre a Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África, especialmente o lançamento de uma ação missionária em prol do projeto de construção de uma escola; os detalhes da Visita Ad Limina, que acontecerá em fevereiro de 2020, em Roma, onde todos os bispos do Paraná se encontrarão com o Papa Francisco e também visitarão alguns dicastérios; sobre os conflitos agrários que tem acontecido no Paraná e a redação de uma carta com o pedido de criação de uma vara de justiça que cuide, especificamente, dessas questões; os últimos detalhes para a 40ª Assembleia do Povo de Deus, que começa na tarde desta sexta-feira, 20. Dom Edgar Xavier Ertl, bispo de Palmas e Francisco Beltrão, falou aos bispos sobre o processo de beatificação do Frei Angelo Caru, falecido na década de 90, que já foi apresentado à Santa Sé e agora precisa do aval do Regional.

Para o secretario do Regional, Dom Amilton Manoel da Silva (bispo auxiliar de Curitiba), a Assembleia acontece num clima de muita fraternidade, colaboração e participação de todos os bispos. “Eu sinto que há uma unidade. O nosso regional já tinha essa marca e continua tendo, caminhamos com unidade, abraçando as mesmas causas, inclusive os bispos que estão chegando vão se inteirando e abraçando aquilo que o Regional tem proposto. O clima é de muita unidade, fraternidade e comunhão no regional, com a Igreja do Brasil e com o Papa Francisco”, afirmou.

Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts