O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 20 de novembro, o pedido de renúncia apresentado por dom Anuar Battisti ao governo pastoral da arquidiocese de Maringá (PR). Dom Anuar está na arquidiocese desde novembro de 2004. No mesmo ato, o Papa nomeou como administrador apostólico sede vacante dom João Mamede Filho, bispo de Umuarama (PR).

Os bispos do Regional Sul 2 da CNBB enviaram uma nota de agradecimento à Dom Anuar Battisti.

Agradecimento dos Bispos do Paraná à Dom Anuar Battisti

“…Alegrai-vos, antes, porque vossos nomes estão inscritos nos céus” (Lc 10, 20)

Ao ser publicada a notícia da renúncia de nosso irmão no episcopado, Dom Anuar Battisti, ao governo da Arquidiocese de Maringá, nós, bispos do Paraná, expressamos nossa gratidão por todo bem realizado por ele e pela doação incansável à Igreja do Paraná. Agradecemos pelo seu ministério episcopal à frente da Diocese de Toledo (1997-2004) e da Arquidiocese de Maringá (desde 2004) e pelos diversos trabalhos realizados junto ao Regional Sul 2.

Recordando a trajetória no ministério episcopal de Dom Anuar, percebemos que são incontáveis os motivos para louvar e agradecer a Deus. O seu serviço e o zelo pelas vocações, desde que era sacerdote, sua dedicação no acompanhamento às Pastorais, Organismos e Movimentos do nosso Regional, suas contribuições no Conselho Episcopal de Pastoral, são alguns dos serviços, gestos que estão escritos nos céus.   

Testemunhamos que sua vida foi e continuará sendo um reflexo da vida de Jesus, o Bom Pastor, que caminha do meio do povo fazendo o bem. Desejamos que continue, nesse novo tempo em seu ministério episcopal, com a mesma coragem, zelo e amor com que viveu até aqui.  

Confiamos sua vida e vocação à intercessão de Nossa Senhora do Rosário do Rocio, Padroeira do estado do Paraná. Dom Anuar, receba nossa gratidão, comunhão e preces neste novo caminho que se abre em sua vida a partir de agora. Agradecemos também a Dom João Mamede Filho pela disponibilidade em aceitar o serviço de administrador apostólico da Arquidiocese de Maringá, que o Espírito Santo o conduza nessa missão.

Dom Geremias Steinmetz
Arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Regional Sul 2
Dom José Antônio Peruzzo
Arcebispo de Curitiba e Vice-presidente da CNBB Regional Sul 2
Dom Amilton Manoel da Silva
Bispo Auxiliar de Curitiba e Secretário da CNBB Regional Sul 2
Pe. Valdecir Badzinski
Secretário Executivo da CNBB Regional Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts