Entre os dias 15 e 22 de fevereiro de 2026, a Igreja Greco-Católica Ucraniana realizará, no Brasil, as sessões do Sínodo Permanente, tendo como sedes a Metropolia São João Batista, em Curitiba (PR), e a Eparquia Imaculada Conceição, em Prudentópolis (PR). 

O Sínodo Permanente é um órgão consultivo composto por bispos que atuam em nome do Sínodo dos Bispos da Igreja Greco-Católica Ucraniana, auxiliando o Arcebispo Maior de Kiev-Halyč (Kiev – Ucrânia), Dom Sviatoslav Shevchuk, na condução pastoral e administrativa da Igreja. O organismo é regido pelo Código de Cânones das Igrejas Orientais e por estatutos próprios, reunindo-se, normalmente, duas vezes por ano em diferentes sedes episcopais.  

Nesta edição, além de Dom Sviatoslav Shevchuk, participam bispos provenientes de diversas regiões do mundo, representando a dimensão internacional da Igreja Greco-Católica Ucraniana. O objetivo do encontro é tratar de temas pastorais, administrativos e eclesiais, bem como conhecer a realidade local das comunidades onde o Sínodo acontece.  

Dom Volodemer

Segundo o arcebispo metropolita, dom Volodemer Koubetch, esse sínodo é uma expressão concreta de comunhão, diálogo e proximidade entre as Igrejas, mesmo em meio aos desafios impostos pela guerra.

“Para a arquieparquia São João Batista, com sua sede em Curitiba, juntamente com a eparquia sufragânea de Prudentópolis, a realização do Sínodo Permanente nessa parte da Igreja significa a prática da sinodalidade da Igreja Greco-Católica Ucraniana, que, do seu centro em Kiev, Ucrânia, apesar da guerra em curso, se volta para as eparquias espalhadas pelo mundo a fim de, em diálogo e fraternidade, conhecê-las mais de perto em suas conquistas e desafios, e também propondo possíveis soluções”, afirmou dom Volodemer. 

Programação 

Em Curitiba, a programação inicia no dia 15 de fevereiro, com a celebração da Divina Liturgia na Arquicatedral, seguida de momentos de convivência, encontros com lideranças leigas, religiosos e membros do clero. Nos dias seguintes, estão previstos encontros com autoridades civis, institutos de vida consagrada e reuniões pastorais, além de celebrações litúrgicas.  

A partir do dia 18 de fevereiro, os bispos seguem para Prudentópolis (PR), onde continuam as atividades do Sínodo. No município, estão programadas celebrações, reuniões com o clero, encontros com religiosos, crianças e fiéis, culminando com a Divina Liturgia solene no dia 22 de fevereiro, que reunirá paróquias e comunidades da região.  

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts