Saudação da CNBB a Dom Walter Jorge Pinto
Estimado irmão, Dom Walter Jorge,
Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como o oitavo bispo da Diocese da Campanha, em Minas Gerais. Junto com o povo do sul mineiro, desejamos que essa nova etapa de seu ministério episcopal seja repleta de graças e bênçãos em favor do anúncio do Evangelho.
Que seu serviço a essa porção do povo de Deus possa ser conduzido e inspirado pela presença de Nossa Senhora, a Virgem do Carmo, na peregrinação terrena, como modelo do contemplativo, sensível à escuta e meditação da Palavra de Deus e obediente à vontade do Pai.
Que ela, padroeira da Diocese da Campanha, seja guia e intercessora em seu pastoreio.
Em Cristo,
Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBBDom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBBDom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBBDom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB
Informações biográficas
Dom Walter Jorge Pinto é natural da cidade de Ubá (MG). Nasceu em 12 de fevereiro de 1963. Ingressou no Seminário São José, na arquidiocese de Mariana, em 1996, onde cursou Filosofia e Teologia. Fez a convalidação do curso de Teologia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG), por meio do Seminário Santo Antônio, da arquidiocese de Juiz de Fora. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa (MG), também tem mestrado na área de Fitotecnia.
Ordenado diácono em 2001, recebeu a ordenação presbiteral em 1ª de junho do ano seguinte, pelas mãos do servo de Deus dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, na arquidiocese de Mariana.
Durante seu ministério presbiteral dom Jorge foi pároco da paróquia de São João Batista, em Viçosa; administrador paroquial da paróquia de São Sebastião, em Pedra do Anta (MG), vigário paroquial na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa; e pároco da paróquia São José Operário, na cidade de Barbacena.
Foi membro do Colégio dos Consultores da arquidiocese de Mariana e assessor da Pastoral Familiar. Por três anos foi vigário episcopal. Também atou como representante dos presbíteros, membro do Conselho Presbiteral, assessor regional do Serviço de Animação Vocacional e defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico Marianense.
No dia 9 de janeiro de 2019 foi nomeado pelo Papa Francisco como o quarto bispo da diocese de União da Vitória (PR). A ordenação episcopal foi no dia 30 de março daquele ano, pelas mãos do arcebispo de Mariana, dom Airton José dos Santos, na igreja de São João Batista, em Viçosa (MG). Dom Walter escolheu por lema episcopal Propter Iesum et Evangelium (Por Jesus e pelo Evangelho).
Fonte: CNBB Nacional
por