Entre os dias 19 e 21 de setembro, na casa Dom Luciano, em Brasília, a OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) promoveu o Encontro Nacional de Atualização de Psicólogos que auxiliam os seminários no atendimento psicoterapêutico dos futuros padres.
O objetivo do encontro, que teve a assessoria do padre Fábio Guimarães, da arquidiocese do Rio de Janeiro, foi contribuir com o processo de revisão do documento 110 da CNBB que trata sobre as Diretrizes da Formação Presbiteral da Igreja no Brasil.
Do Regional Sul 2 estiveram presentes 17 Psicólogos e também o presidente da OSIB/PR, padre Sandro Ferreira.

Segundo padre Sandro; o encontro “foi uma excelente oportunidade para refletir sobre a formação presbiteral na perspectiva dos psicólogos e perceber o quanto eles contribuem no processo da formação humana dos seminaristas”.
Para Eucaris Aparecida Santos Skorobokatei, psicóloga da diocese de Guarapuava (PR), “participar do Encontro Nacional de Atualização para Psicólogos, promovido pela OSIB, foi uma experiência profundamente transformadora. A partir das reflexões propostas pelo Documento 110 – Itinerário Formativo, pude revisitar meu papel como psicóloga à luz do compromisso ético, humano e espiritual com o outro e os futuros sacerdotes. O encontro proporcionou um espaço de escuta, partilha e crescimento, reafirmando a importância de uma atuação que integra técnica, ética fé e serviço. Saio deste momento ainda mais motivada e convicta da missão que assumimos na psicologia comprometida com a vida”.
Já para Isabela Silva, da diocese de Apucarana (PR), “o encontro de psicólogos de seminários em nível nacional sempre possibilita um networking preciso e necessário, permitindo a avaliação das práticas desenvolvidas em nossas dioceses e a troca de experiências a partir do que tem gerado resultados positivos em outros contextos. Além disso, também oferece a oportunidade de sermos agentes de inspiração para outras dioceses e isso é muito gratificante! O Pe. Fábio conseguiu apresentar conteúdos pertinentes, atuais e essenciais para a vida das casas formativas, de forma dinâmica e acessível, o que favoreceu um amplo aproveitamento dos temas propostos. A ideia do encontro nos mostra que enquanto psicólogos, somos ouvidos e considerados, sobretudo quando nos dão espaço para nosso campo de visão para a construção do documento que orienta nossa atuação nos seminários, evidencia a relevância da psicologia para a formação de novos sacerdotes. Por fim, merece reconhecimento a OSIB, que mais uma vez demonstrou excelência na organização do encontro e, o Pe. Sandro que se disponibilizou viver esse momento conosco, demonstrando que também reconhece a importância de nossas práticas profissionais”.
Para a psicóloga Érica Amanda de Oliveria, da diocese de São José dos Pinhais, “o Encontro Nacional de Atualização para Psicólogos foi muito edificante. Tivemos a oportunidade de refletir, aprender e ampliar as perspectivas quanto a aplicação das ciências psicológicas no contexto da formação dos futuros presbíteros. Foi uma ocasião importante para nos fortalecermos profissionalmente, a fim de retornarmos para nossas realidades com ainda mais desejo de contribuirmos para o desenvolvimento humano e institucional”.
“O encontro foi uma oportunidade ímpar para perceber que os psicólogos compreendem o acompanhamento dos seminaristas como uma missão, que é caracterizada pela fé pessoal e o senso de responsabilidade para com o bem da Igreja e dos futuros presbíteros”, afirmou padre Sandro.
Por Padre Sandro Ferreira
por