Nesta quarta-feira, 18 de setembro, os bispos do Paraná deram continuidade à Assembleia do Episcopado Paranaense, que acontece no Centro Social e Pastoral Shalom Dom Olívio, em Foz do Iguaçu (PR), de 17 a 19 de setembro. O dia começou com a oração das Laudes, seguido pelos trabalhos que contemplaram uma extensa pauta de temas pastorais e administrativos.

O bispo de Guarapuava (PR) e vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Amilton Manoel da Silva, destacou a riqueza da convivência fraterna e a importância desses encontros para a vida e missão da Igreja no Paraná.
“Gostaria de destacar, em primeiro lugar, a convivência, o encontro, o estar juntos, a fraternidade entre os bispos do Paraná. Também ressalto a oração em comum, a partilha e os momentos de convivência, que fazem parte da nossa vida e fortalecem nossa missão”, afirmou dom Amilton.
Entre os assuntos abordados, o bispo mencionou a Missão São Paulo VI; os projetos vocacionais, especialmente o trabalho com coroinhas e acólitos; e outras iniciativas que envolvem o acompanhamento de crianças e adolescentes no serviço pastoral.
“O projeto com os coroinhas e acólitos está se intensificando para ir além do altar, para um comprometimento maior de crianças e adolescentes dentro de nossas igrejas. É um trabalho pastoral e missionário, assumido pelos bispos do Regional Sul 2”, destacou dom Amilton.
O dia foi encerrado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo de Foz do Iguaçu, dom Sérgio de Deus Borges, ladeado pelo bispo de Toledo, dom João Carlos Seneme, e pelo bispo de Palmas-Francisco Beltrão, dom Edgar Xavier Ertl.
Amanhã, 19 de setembro, os bispos seguem os trabalhos da Assembleia até o meio-dia. A partir das 14h30, inicia-se a Conversa Sinodal, encontro de estudo e partilha sobre a exortação apostólica Amoris Laetitia, que se estende até domingo, dia 21.
Assista ao vídeo com a fala de dom Amilton sobre os trabalhos da Assembleia.
Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2