A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) realiza, de 10 a 12 de setembro de 2025, em João Pessoa (PB), a 49ª Assembleia Nacional da Pastoral Familiar, encontro que reúne bispos referenciais, assessores eclesiásticos e casais coordenadores de todo o Brasil.
O Regional Sul 2 da CNBB (Paraná) participa ativamente do evento, sendo representado pelo bispo de Apucarana e referencial da Pastoral Familiar no Paraná, dom Carlos José de Oliveira, pelo assessor eclesiástico regional, padre Glauco de Camargo Pinto, e pelo casal coordenador regional Cloves e Milene Angeleli, da diocese de Toledo.
O Paraná também se faz presente por meio de lideranças que atualmente integram a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): dom Bruno Versari, bispo de Ponta Grossa e presidente da Comissão, que conduz os trabalhos da assembleia; e dom Reginei José Modolo, bispo auxiliar de Curitiba e membro da Comissão.
Ainda participam da Comissão Nacional da Pastoral Familiar os casais: diácono Paulo Sergio e Carmem, da diocese de Foz do Iguaçu e responsáveis pelo Setor Pré-Matrimonial Nacional, e Jeandré e Suelen Castelon, da arquidiocese de Cascavel e responsáveis pelo Serviço à Vida Nacional, além do padre Rodolfo Chagas Pinho, da diocese de Jacarezinho e atual secretário executivo da CNBB para a Pastoral Familiar.
A assembleia tem como objetivos:
- Refletir sobre os desafios e esperanças da família cristã no mundo contemporâneo;
- Promover a partilha de experiências e a formação de lideranças;
- Fortalecer a missão da Pastoral Familiar nas comunidades e dioceses do Brasil.
Durante o encontro, que antecede ao XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar, será realizada a eleição do casal coordenador e do casal vice-coordenador nacional para os próximos anos.
A participação expressiva do Regional Sul 2 reforça o compromisso da Pastoral Familiar no Paraná com a missão de “evangelizar com as famílias e pelas famílias”, em comunhão com toda a Igreja no Brasil.
Por Cloves Angeleli





por