Cerca de 532 presbíteros de todas as dioceses do Brasil estiveram reunidos no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), nos dias 9 a 14 de maio, para participar do 18º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), assessorado pelo padre Rosimar José de Lima Dias e por dom Joel Portella Amado, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Na ocasião, eles refletiram sobre o tema “Presbíteros: Comunhão e Missão” e puderam rezar, conviver, refletir e experimentar a alegria de ser presbíteros/discípulos do Senhor, em comunhão e missão. 

Do Paraná participaram o bispo de União da Vitória (PR) e referencial para os presbíteros, dom Walter Jorge Pinto, o presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP – Sul 2), padre Emerson Lipinski e mais 42 padres, representando 16, das 18 dioceses.  

Padres do Paraná com Dom Walter Jorge

“Foram dias intensos de fraternidade presbiteral e comunhão, fortalecimento para a missão, conduzidos por Dom Joel Portella Amado e pelo padre Rosimar”. Com essas palavras, padre Emerson definiu o encontro.  

Em alguns momentos, Dom Walter teve a oportunidade de dizer algumas palavras de encoramento aos presbíteros do Brasil e também contar sobre as boas ações que o Regional Sul 2 realiza em favor da Pastoral Presbiteral. 

Eleição 

No 18º Encontro Nacional de Presbíteros também foram eleitos os novos membros da Comissão Nacional de Presbíteros, a CNP, para o período de quatros anos. A ratificação ocorrerá na próxima reunião do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB, o Consep, em junho deste ano. 

Foram eleitos: 

Presidente: Padre André  Luis do Vale – Diocese de Uruaçu (GO) 
Vice-presidente: Padre Fausto Marinho Carvalho Filho – Arquidiocese de São Paulo (SP) 
1° Secretário: Padre Rudinei Lasch – Diocese de Cachoeira do Sul (RS) 
1° Tesoureiro: Padre Ariosvaldo de Jesus Aragão – Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA)
1º fiscal: Padre Emerson Lipinski – Diocese de São José dos Pinhais (PR) 

(Com informações do Portal da CNBB)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts