A 40ª Assembleia da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) do Paraná aconteceu nos dias 26 a 28 de janeiro de forma online, por meio da plataforma Google Meet. Participaram da assembleia o bispo de Foz do Iguaçu e referencial para a Pastoral Vocacional no Paraná, Dom Sérgio de Deus Borges, o bispo de Campo Mourão, Dom Bruno Elizeu Versari, padres reitores e diretores espirituais dos seminários das quatro Províncias Eclesiásticas do Paraná.

Assessorada pelo Padre José Carlos Santos, da Arquidiocese de Mariana (MG), a assembleia teve por tema: “Pistas para a elaboração/atualização dos Projetos Formativos segundo a Ratio

Fundamentalis”. As conferências realizadas na parte da manhã, apresentavam aos formadores um panorama geral do que é necessário para a elaboração de um Projeto Formativo em cada Diocese e para cada etapa: Seminário Menor, Propedêutico, Discipulado (Filosofia) e Configuração (Teologia).

Na parte da tarde, era proposto aos formadores que refletissem, por diocese, sobre a elaboração/atualização do próprio projeto formativo. Ao final do dia, acontecia uma partilha de experiências e o esclarecimento de dúvidas com o assessor. Outro assunto em pauta foi o IDE (Instituto Discípulos de Emaús – para vocações adultas), abordado pelo Pe. Matthias Ham, membro da equipe formativa.

Durante a assembleia, aconteceu também a mudança na presidência da OSIB. O atual Presidente, Padre Wilson Morais passou o cargo para o vice-presidente, Padre Roberto Carlos Reis, da Diocese de Campo Mourão (PR). Padre Wilson renunciou ao cargo, pois vai fazer estudos fora do país.

No final da Assembleia, Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava (PR) e Secretário da CNBB Sul 2, se fez presente deixando uma mensagem aos participantes em nome da presidência do Regional.

Após assumir o cargo, o novo presidente da OSIB, Padre Roberto Carlos, escreveu a seguinte a mensagem aos formadores de seminário:

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Padre Roberto Carlos Reis

Gostaria, antes de tudo, de agradecer ao Pe. Wilson Santos Morais pela generosidade e espírito de serviço com que conduziu a OSIB, Regional Sul 2, nestes últimos dois anos. Que Deus o abençoe na nova missão e Nossa Senhora do Rocio o proteja sempre.

Aos formadores eu digo, segundo as diretrizes para a formação dos presbíteros no Brasil: “O objetivo geral de todo o processo formativo é cooperar na configuração dos presbíteros a Jesus Cristo, Mestre, Sacerdote e Pastor, levando-os a buscar a santidade, ser discípulos missionários, verdadeiros pastores do povo de Deus, exercendo com humildade a função pastoral de guia dotado de autoridade, mestre da Palavra e ministro dos sacramentos, a fim de praticar uma fecunda paternidade espiritual.”[1]

A missão como formadores é desafiadora, não permitindo que caminhemos sozinhos, isolados, mas UNIDOS, como irmãos. A OSIB quer articular e integrar a todos os envolvidos na formação, sendo um espaço de diálogo, cooperação, partilha e comunhão. Assim queremos caminhar.

Contem com minha disposição e espírito de serviço. Que possamos, neste ano, construir nossos projetos pedagógicos e assim contribuir para formar presbíteros segundo o coração do BOM PASTOR.


[1] CNBB. Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil. 2019. Doc. 110, n. 72.

Karina de Carvalho – assessora de comunicação da CNBB Sul 2
Pe. Hélio Guimarães – secretário da OSIB/PR

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts