Pascom Diocesana de Cornélio Procópio

Representantes das 18 Dioceses do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniram-se em Congonhinhas (PR), no domingo, 17, para participar da 28ª Romaria da Terra.

Os romeiros pediram mais atenção para a agricultura familiar e denunciaram os impactos causados pelo monocultivo de pinos e eucaliptos no meio ambiente e nas comunidades camponesas. Estiveram presentes no evento cerca de quatro mil pessoas.

O Bispo de Cornélio Procópio (PR), Dom Manoel João Francisco, o Bispo Emérito da Diocese, Dom Getúlio Teixeira Guimarães, que também é referencial da Comissão Pastoral da Terra (CPT), e o integrante da CPT no Paraná, padre Dirceu, conduziram a Romaria, que teve como lema “Às sombras dos eucaliptos choramos as saudades dos tempos de fartura”.

No início do dia de ontem, voluntários acolheram os romeiros no trevo da cidade de Congonhinhas e os encaminharam para a praça em frente à Igreja Matriz, onde foi servido um café da manhã.

A Romaria envolveu momentos de celebração, caminhada e cânticos. Foram apresentadas alternativas de cultivo aos camponeses, que enfrentam e resistem ao avanço da monocultura.

Com informações e fotografia da Pascom diocesana de Cornélio Procópio (PR)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts