A tarde do sábado (27) na 35ª Assembleia do Povo de Deus (APD) do Regional Sul 2 da CNBB, foi festiva. Uma sessão especial trouxe momentos de recordação, da história, com exposições de três bispos eméritos.

 

Dom Albano: “A catequese tem que ser diária”

O arcebispo emérito de Londrina (PR), dom Albano Cavallin, expôs sobre a catequese. Entre os aspectos que abordou, Dom Albano falou das mudanças no processo e nos principais protagonistas.

 

Dom Walter: “Hoje, suponho, que os seminaristas estão sendo formados primeiramente para serem bons pastores”

O bispo emérito de União da Vitória (PR), dom Walter Michael Ebejer, fez um relato histórico da formação dos presbíteros no Paraná, do início do Regional aos tempos atuais. Ele abordou as principais dificuldades encontradas e os êxitos obtidos.

 

Dom Lúcio: “Regional significa a unidade de toda a nossa Igreja no Brasil”

O arcebispo emérito de Cascavel (PR), dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, realizou uma exposição dos 50 anos de missão no Paraná.  Falou dos aspectos históricos do Regional, as principais atividades, as diretrizes e ações realizadas durante a caminhada até os dias atuais. Ele também recordou os bispos que compuseram a presidência em toda a história do Regional.

Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba, lança o livro “História da Igreja do Paraná”

Dom Pedro fez um relato de como se deu o processo para a escrita do livro e contou diversas histórias, muitas delas pitorescas, engraçadas, que levaram a plateia ao riso. A fala de Dom Pedro contagiou os participantes da Assembleia, que acompanharam com muita atenção o momento. Dom Pedro presenteou todos os participantes  com um livro autografado e  com dedicatória exclusiva

Linha do tempo dos 50 anos do Regional

Durante a sessão foi exibido, aos participantes, partes da Linha do Tempo que traz a história do Regional. (ACESSE AQUI E VEJA A LINHA DO TEMPO)  

VEJA ALGUMAS IMAGENS DA ASSEMBLEIA 

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts