Guaíra
Projeto Além-Fronteiras é apresentado pelo Padre Mário Spaki e Pedro Lang na Diocese de Toledo

O Projeto Além-Fronteiras do Regional Sul 2, e que hoje se traduz na Missão Católica em Guiné-Bissau, está dando passos firmes para que a Igreja no Paraná envie missionários ao país africano.

O coordenador do Conselho Missionário do Regional Sul 2 (Comire), Pedro Lang, e o secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, Pe. Mário Spaki, visitaram a Diocese de Toledo para a apresentação detalhada do projeto às paróquias missionárias que estão integradas ao projeto de construção de uma casa de missão numa região com cerca de 20 mil habitantes, onde predomina o islamismo.

De acordo com Lang, neste momento a comunidade está doando recursos financeiros para a construção desta casa que vai abrigar os missionários em 2015, que deverão ser um padre, um diácono permanente, religiosos ou religiosas, leigos consagrados ou não, professores e profissionais da medicina. “Muito maior do que arrecadar esses recursos é conseguirmos promover essa consciência missionária, trabalhando nessa dimensão missionária com a Igreja no Paraná. Queremos levar vida para a África”, completa.

Esta casa contará com quartos individuais, banheiros, refeitório e uma capela.

Junto à liderança da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon, e da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, de Guaíra, Lang informou ainda que a infraestrutura adequada exige a perfuração de um poço artesiano para abastecer a casa, uma vez que durante oito meses não chove naquela região. Neste projeto específico está envolvida a Infância e Adolescência Missionária, onde crianças e adolescentes evangelizam seus colegas para auxiliar essa obra em Guiné-Bissau.

“Neste momento, estamos indo ao encontro das paróquias missionárias neste projeto. Primeiro, vamos construir a casa de moradia e mais adiante a Igreja, a escola e o posto de atendimento médico. Essa estrutura está sendo pensada desta maneira porque todos os missionários que trabalham naquela região estão atendendo três frentes principais: evangelização, educação e saúde”, informa.

O secretário executivo do Regional Sul 2, Pe. Mário Spaki, destaca que neste contato com as comunidades estão sendo distribuídos 1 mil envelopes com a imagem do projeto na Diocese de Bafatá visando a colaboração dos cristãos da Diocese de Toledo. “No passado vieram missionários da Holanda, Alemanha e Itália que não vieram de mãos vazias e ajudaram nossos pais e avós a crescerem na fé. Agora, chegou o nosso momento de ajudar com alegria”, sublinha. Em todo Paraná, 20 paróquias estão sendo visitadas com essa finalidade.

(Fonte: Diocese de Toledo)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts