Nos dias 27 e 28 de abril, aconteceu na cidade de Santo Antonio da Platina (Diocese de Jacarezinho) o encontro regional da Migrante. Participaram 29 agentes da pastoral, entre leigos(as), diáconos, religiosas e sacerdotes, representando oito Arqui/Dioceses do Paraná.

O encontro, que foi assessorado por Arivaldo Sezyshta, do Serviço à Pastoral do Migrante (SPM) de João Pessoa (PB) e coordenador Nacional do SPM, teve momentos de partilha da caminhada junto aos migrantes, espiritualidade, formação relacionada ao tema da migração e refúgio e sensibilização em vista da 34ª Semana Nacional do Migrante (16 a 21 de junho).

Nas partilhas, as dioceses puderam apresentar suas ações e projetos realizados com os migrantes. Um desses, que merece ser destacado, é o “Caminhos de solidariedade”. Idealizado pela Diocese de Roraima, propõe um plano de acolhida e integração com as demais dioceses do Brasil, com enfoque à migração de venezuelanos que chegam ao país por Pacaraima e Boa Vista (RR). A Diocese de São José dos Pinhais assumiu o projeto e já acolheu 45 famílias, que são acompanhadas pela Pastoral. Hoje, o Paraná é o terceiro estado que mais recebe migrantes internacionais, em busca de refúgio.

Como encaminhamento, cada diocese assumiu o compromisso de realizar ações em vista da 34ª semana do Migrante; de fortalecer ou organizar a Pastoral do Migrante; de realizar o levantamento da realidade da migração, seja ela migração internacional ou migração interna; de ajudar na sensibilização junto às dioceses para assumirem o projeto “Caminhos de Solidariedade”.

 O próximo encontro regional da Pastoral do Migrante acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro de 2019, na cidade de Cascavel, e terá como um dos objetivos principais a eleição da nova coordenação regional (2019-2022).

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts