O italiano Pietro Parolin será o novo Secretário de Estado do Vaticano - Foto:  Divulgação
O italiano Pietro Parolin será o novo Secretário de Estado do Vaticano – Foto: Divulgação

No último sábado, 31, Papa Francisco, nomeou o atual núncio apostólico na Venezuela, Arcebispo Pietro Parolin, como o novo Secretário de Estado do Vaticano, substituindo o Cardeal Tarcisio Bertone.

O comunicado feito no sábado ressalta o pedido que o Papa fez ao Cardeal Bertone que permaneça no cargo até o dia 15 de outubro deste ano. Nesta data, em audiência com toda a Cúria Romana, Francisco agradecerá publicamente o fiel e generoso serviço prestado à Santa Sé pelo cardeal salesiano e apresentará dom Parolin a seus colaboradores.

O novo Secretário de Estado de 58 anos, nasceu em Schiavon, região de Veneto, norte da Itália. De família simples, ficou órfão de pai aos 10 anos e ingressou na vida religiosa aos 14 anos quando entrou no seminário. Estudou em Roma e foi ordenado padre em 1980. Em 1986 iniciou sua carreira na Santa Sé e já foi representante da mesma na Nigéria e no México.

Em 2002, Dom Parolin foi chamado novamente a Roma e nomeado vice-secretário da Seção para as Relações com os Estados, colaborando com os Cardeais Angelo Sodano e Tarcisio Bertone. O novo Secretário de Estado se ocupou das relações com os países asiáticos, como Vietnã e China até 2009, quando foi nomeado por Bento XVI para a Nunciatura de Caracas.

Governadorato

Papa Francisco, realizou outra mudança importante. Foi anunciada na sexta-feira, 30, a nomeação do sacerdote espanhol padre Fernando Vérguez Alzaga, 68 anos, como novo Secretário-Geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.

Com informações de Rádio Vaticano.

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts