Desde que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu a aprovação da Santa Sé para a Tradução Brasileira da 3ª Edição Típica do Missal Romano, em março de 2023, muitas formações e iniciativas têm fomentado o estudo e o aprofundamento desse livro de suma importância para a liturgia da Igreja.   

Foto: Facebook da Arquidiocese de Maringá

As comunidades católicas do Brasil têm até o primeiro domingo do Advento deste ano, em 3 de dezembro, para começar a usar a nova tradução do Missal Romano. Essa tradução, coordenada pela Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (CETEL), levou 19 anos para ser concluída.  

Dentre os membros da CETEL, esteve o bispo de Paranaguá (PR), dom Edmar Peron, que foi membro da Comissão Episcopal para a Liturgia por 12 anos, dos quais quatro foi o presidente. Como esteve envolvido e colaborou nesse processo, dom Edmar tem sido convidado para assessorar formações sobre o assunto em dioceses de todo o Brasil, colaborando na recepção da nova edição do Missal Romano.  

Na última semana, o bipo esteve na arquidiocese de Maringá (PR), onde assessorou formações em três cidades: Maringá, Jandaia do Sul e Nova Esperança. A primeira dessas formações foi transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese de Maringá e pela rádio Colméia FM Maringá (98,7), e está disponível no link abaixo:  

Formações pelo Regional Sul 2 da CNBB 

Como membro do episcopado paranaense, dom Edmar tem oferecido formações e respostas às perguntas dos internautas por meio das redes sociais do Regional Sul 2 da CNBB.  

Nos dias 2 e 9 de junho, o bispo ministrou aulas que, inicialmente, foram eram destinadas a padres, diáconos e seminaristas. Porém, como é era assunto de interesse nacional, elas foram disponibilizadas no canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB, a fim de servirem como um material de formação a quem desejar. Confira no link abaixo:  

Série de vídeos: “Tire suas dúvidas com Dom Edmar Peron” 

Desde o mês de junho, dom Edmar, semanalmente, publica um vídeo respondendo a perguntas enviadas pelos internautas referentes a dúvidas sobre a “Tradução brasileira da 3ª Edição do Missal Romano”. Até o momento, já foram publicadas 17 respostas, que estão disponíveis no Facebook, Instagram e Youtube do Regional Sul 2 da CNBB. Confira abaixo a playlist do Youtube.  

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts