Padres, diáconos e seminaristas do Paraná participaram na manhã dessa sexta-feira, 2 de junho, da primeira aula de formação sobre a “Tradução brasileira da 3ª edição do Missal Romano”. A aula foi ministrada pelo bispo de Paranaguá (PR), dom Edmar Peron, e aconteceu de forma remota, com transmissão pelo canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB.  

Como expressão da comunhão eclesial, foram convidados a participar na sala de transmissão o bispo de Paranavaí e secretário do Regional Sul 2 da CNBB, dom Mário Spaki; o presidente da Comissão Regional de Presbíteros, padre Emerson Lipinski; e o vice-presidente da Comissão Regional de Diáconos, diácono João Luiz Barisão. A mediação da live foi feita pelo secretário-executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski.  

Na apresentação, padre Valdecir explicou que a ideia foi uma iniciativa que surgiu durante a reunião com os padres coordenadores diocesanos da ação evangelizadora no Paraná. Representando a presidência do Regional Sul 2 da CNBB, dom Mário, acolheu e saudou todos os participantes, agradecendo, de forma especial, a dom Edmar por aceitar o convite de ministrar a aula. “Minha saudação a dom Edmar por trabalhar conosco a questão da 3ª edição típica do Missal Romano e aquilo que houve de mudança e também toda a teologia concernente a essa mudança”, disse ele.  

Como membro da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB por 12 anos, dos quais quatro como presidente, Dom Edmar trabalhou na Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (CETEL), que realizou essa 3ª tradução da edição brasileira do Missal Romano. O bispo tem sido convidado, por várias dioceses do Brasil, para formações para o clero e os leigos.  

Nessa primeira aula, dom Edmar contextualizou todo o trabalho de tradução, que foi realizado por uma comissão especial ao longo de 19 anos. Ele também apresentou elementos da teologia litúrgica. Na próxima aula, ele vai falar sobre os elementos novos que foram incorporados nessa 3ª Edição do Missal Romano e oferecer pistas para que os padres possam rever a prática celebrativa para bem receber o Missal.  

As aulas foram pensadas e elaboradas para os padres e diáconos do Paraná, porém, como é um assunto que de interesse nacional, elas ficarão públicas no canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB, a fim de servirem como um material de formação a quem desejar.  

A live da 1ª aula pode ser assistida no link abaixo:  

A 2ª aula será realizada na próxima sexta-feira, dia 9 de junho, às 8h30. Ela poderá ser acompanhada por meio do link abaixo:  

Tire suas dúvidas: “Tradução brasileira da 3ª Edição do Missal Romano” 

A partir do mês de junho, dom Edmar vai responder, em vídeo, às perguntas enviadas pelos internautas referentes a dúvidas sobre a “Tradução brasileira da 3ª Edição do Missal Romano”. Com o vídeo abaixo, ele apresenta a iniciativa e pede que as perguntas sejam colocadas no comentário do vídeo publicado no Facebook, Instagram e Youtube do Regional Sul 2 da CNBB, ou enviadas para o e-mail: [email protected]  

Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts