1000No último sábado (24) e domingo (25) aconteceu o 7º Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul 2 (Paraná), com o tema “Vida Plena para todos”, junto ao Santuário Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá.

Participaram do encontro 80 coordenadores diocesanos das 25 Pastorais Sociais e Organismos ligados à CNBB. Dom João Alves, bispo da Diocese de Paranaguá, esteve presente no encontro e após passeio de barco entre o Santuário de Nossa Senhora do Rocio e o Centro Histórico, onde se encontra a Catedral, o bispo diocesano acolheu a todos para a celebração da missa, muito animada e participativa, na história Catedral. Durante a celebração Dom João destacou “o importante trabalho que os agentes das Pastorais Sociais realizam no contato direto com o povo pobre” e pediu que Nossa Senhora do Rosário do Rocio, Rainha e Padroeira do Paraná, envolva a todos com seu manto protetor.

Surpreendeu os participantes a festa realizada na Casa da Música “Brasílio Itiberê”, após a missa, a poucos metros da Catedral. Envolvidos por danças tradicionais, a maioria dos participantes não havia ainda saboreado o “Barreado”, comida típica da região.

Com assessoria do Pe. Ari dos Reis de Brasília e com o impulso e entusiasmo provindos do Papa Francisco, o encontro serviu para consolidar os inúmeros e diversificados trabalhos das Pastorais Sociais realizados em todo o Paraná.

Foram aprovados duas ações concretas: um curso para agentes das Pastorais Sociais em parceira com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), sobre a Doutrina Social da Igreja, que será realizado em três módulos no primeiro semestre de 2015 e uma Ação Evangelizadora com o título “Foi a mim que o fizestes”, referente a uma articulação que será promovida em paróquias do Regional Sul 2, visando recolher fundos que serão destinados à amenização da fome no Haiti.

 26

57

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts