Na manhã deste sábado (03), quarto dia da 52ª AG, os bispos celebraram no Santuário Nacional de Aparecida (SP) a missa com a presença especial dos bispos eméritos. A celebração foi presidida pelo arcebispo emérito de Manaus (AM), dom Luiz Soares Vieira.

Pouco antes do início da celebração, os bispos receberam a notícia do falecimento do bispo emérito da Cidade de Goiás, dom Tomás Balduíno, aos 91 anos, que estava internado há vários dias em Goiânia (GO). “Este nosso irmão agora realiza o seu encontro com o Pai e agradecemos a Deus pelo dom de sua vida”, declarou dom Luiz em sua homilia. Dom Luiz recordou que, atualmente a Igreja no Brasil, possui cerca de 150 bispos eméritos e também recordou o clima de expectativa pela realização da Copa do Mundo.

De acordo com o porta voz da assembleia, Dom Dimas Lara Barbosa, na manhã deste sábado (03) inicia a avaliação das atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Segundo Dom Dimas os bispos começam a pensar os encaminhamentos das novas diretrizes para o quadriênio 2015-2018. Para dom Rafael Biernaski, Bispo Auxiliar de Curitiba (PR) as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora são luzes para que a igreja oriente a sua caminhada.

Ao meio dia deste sábado (03) começa o retiro espiritual dos bispos. O pregador este ano será o arcebispo de Chieti, em Vasto (Itália), dom Bruno Forte.

No domingo (04) às 8 horas, os bispos celebrarão missa solene, no Santuário de Aparecida, em honra a São José de Anchieta, o “Apóstolo do Brasil”, canonizado no último dia 3 pelo papa Francisco.

VEJA AS FOTOS DA ASSEMBLEIA

Ouça na íntegra a entevista com Dom Rafael, que comentou também outros temas da Assembleia (clique no player).

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts