10265390_641397645948361_2184224947684556044_oCuritiba sediou nos dias 20 e 21 de maio mais uma reunião com as emissoras de rádio católicas do Estado do Paraná. O Presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom João Bosco esteve presente no primeiro dia do encontro, que é articulado pela Pascom Regional através do Secretário Executivo, padre Mário Spaki e Jorge Teles (Rádio Cultura Guarapuava) membro da coordenação da Pascom. O evento, que aconteceu no Hotel Roochelle, foi organizado por Julio Carlos Schneider, Diretor Administrativo e Marketing da Rádio e TV Evangelizar.

Na pauta uma extensa programação que contemplou palestras, discussões e debates. Produção Artística no Rádio por Glaucio Pozzo (Evangelizar), Área Comercial com Ricardo Schneider (Evangelizar), Tecnologia com Marcelo Basso (Evangelizar) e o cenário da radiodifusão com Marcio Vilela (Presidente da AERP), foram as palestras proferidas no encontro.

Também voltou a ser debatida a possibilidade de formar uma rede estadual com as rádios católicas e, sobre esse tema, a discussão contou com a participação de Hamilton Silva, da Media Opportunities e Angela Moraes, vice presidente da Rede Católica de Rádio (RCR), que expuseram a forma como funciona a rede em âmbito nacional e colocaram a RCR a disposição para ajudar na formação dessa possível rede paranaense.

Outra possibilidade levantada no encontro para fortalecer a caminhada das rádios no Estado foi a ideia de se constituir uma associação das emissoras. De acordo com Julio Carlos (Evangelizar), os representantes das emissoras saíram do encontro com a missão de formar um grupo que vai encabeçar a possível abertura jurídica dessa associação. Já padre Mário Spaki ponderou que é necessário ver os prós e contras, as reais vantagens de lançar essa associação de rádio no Paraná. “Vamos fazer um estudo prévio, ver bem as possibilidades e tudo aquilo que vai ajudar. Aí sim vamos lançar essa associação”. Dia 13 de junho, em teleconferência, o grupo volta a discutir esse tema.

Sobre mais um encontro com as emissoras, Jorge Teles disse que o trabalho de articulação é um dos eixos da Pascom. “Encontros como este com os profissionais da comunicação só faz crescer a unidade e a comunhão. Essa cultura do encontro deve fazer parte da nossa caminhada.”

Julio Carlos avaliou o encontro muito produtivo.  “É prazeroso ver que tantas emissoras estão imbuídas dessa causa, de formar um grupo realmente forte de emissoras. Um grupo quando é forte consegue mais, evangeliza cada vez mais, vai cada vez mais longe, busca recursos financeiros, porque não tem como trabalhar sem isso”.

Para o Presidente da AERP, Márcio Vilela, é fundamental ter sinergia. Ele disse que somente através de encontros e da discussão é que se consegue chegar a um consenso. “Todos tem muito a contribuir, não somente com geração de conteúdos mas também com práticas, com experiências de sucesso. É um momento de reflexão porque temos um cenário para frente muito competitivo”.

 Por: Jorge Teles

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts