10390486_643908222352724_2166222923657846133_nA posse do novo bispo da diocese de Cornélio Procópio, dom Manoel João Francisco, aconteceu no domingo (01/06), na catedral Cristo Rei em Cornélio Procópio durante a celebração da Santa Missa. Antes do ato de posse, foi realizada uma concentração de fiéis na quadra do colégio Nossa Senhora do Rosário (Coleginho), onde se reuniram milhares de fiéis de toda a diocese e de outras localidades para ouvir uma palestra proferida pelo bispo emérito, dom Getúlio Teixeira Guimarães,SVD. Concomitante a posse de dom Manoel, também se celebrou a nona edição da Festa da Unidade da diocese. Após um lanche, os fiéis saíram em caminhada até a catedral diocesana para o ato de posse e a celebração da Santa Missa.

Marcaram presença no evento, além de dom Getúlio e dom Manoel, mais 14 bispos vindos de vários regionais: Regional Sul 1 (São Paulo), Sul 3 (Rio Grande do Sul), Sul 4 (Santa Catarina) e do Regional do Paraná, Sul 2. Dezenas de padres estavam presentes, além de religiosos, diácono, seminaristas, várias autoridades civis e militares e muitos leigos das dioceses de Cornélio Procópio e Chapecó.

Dom Manoel nasceu no dia 5 de outubro de 1946 em Itajaí (SC) e era bispo de Chapecó (SC) desde 1998. Especialista em liturgia, ele foi bispo referencial da Pastoral Indígena e de Liturgia no Regional Sul 4 da CNBB. Defensor do ecumenismo foi eleito Presidente Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) em 2011. O Papa Francisco o nomeou bispo de Cornélio Procópio no dia 26 de março deste ano, por ocasião da renúncia apresentado por dom Getúlio Teixeira Guimarães, em conformidade com o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico.

Dom Manoel é o 4º bispo diocesano de Cornélio Procópio e seu lema é: “Em vasos de Argila”, nos recordando o  que nos diz São Paulo: “Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós” (2 Co 4, 7).

Pascom Diocesana

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts