IMG_0247 (960x640)

Na tarde do domingo (20) os fiéis da Diocese de Osasco (SP) lotaram o Ginásio de Esportes José Corrêa, em Barueri, para celebrarem juntos a posse canônica do seu novo Bispo Diocesano. Cerca de 10 mil pessoas ocuparam as arquibancadas, o espaço da quadra esportiva e ainda alguns ficaram na parte externa do Ginásio.

Dom João Bosco Barbosa de Sousa, transferido de União da Vitória (PR), é o terceiro bispo da diocese que compreende os municípios paulistas de Carapicuíba, Barueri, Itapevi, Jandira, Araçariguama, Mairinque, Cotia, Vargem Grande, Ibiúna, São Roque, Alumínio e Osasco.

A solene celebração teve início com a oração pela posse do novo bispo, seguido da leitura da Bula Pontifícia de Sua Santidade o Papa Francisco, que nomeou Dom João. Na sequência o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo e Metropolita da Província Eclesiástica de São Paulo, junto com Dom Ercílio Turco, até então Administrador Apostólico e segundo Bispo Diocesano de Osasco, entregaram para Dom João o Báculo, insígnia que representa o Governo da Diocese.

Após ser saudado pelo Vigário Geral, Monsenhor Claudemir José dos Santos, que falou em nome dos presbíteros, por representante dos religiosos, leigos e pelo Prefeito do Município de Barueri, Gilberto Macedo Gil Arantes, Dom João presidiu a celebração.

Do Paraná, diversos bispos e sacerdotes participaram da posse, que contou também com a presença de autoridades, leigos, diáconos, religiosos, do clero local e do episcopado do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo).

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts